O dia 1º de agosto é conhecido como o Dia Mundial da Amamentação, ”Agosto  Dourado” é o mês de incentivo do aleitamento materno. A cor foi escolhida em referência ao “padrão ouro” de qualidade do leite materno.

O mês será de eventos para promover a amamentação natural e melhorar a saúde do bebê. O objetivo da campanha é sensibilizar a sociedade sobre a importância de todos contribuírem para garantir às mães a prática do aleitamento materno.

Os homens se perguntam o que podem fazer.Eles  podem fazer  um carinho, fazer um ambiente confortável, ajeitar uma almofada nas costas da mãe, trazer um copo de água. Assim eles estarão participando desse momento de carinho e  criando um vínculo ainda maior com o bebê.

As avós podem oferecer uma alimentação mais saudável, colocar para arrotar, trocar a fralda. São essas pequenas coisas que dão tranquilidade para a  mãe elevar a produção de leite.

O aleitamento materno é a melhor e mais barata maneira de dar aos recém-nascidos os nutrientes necessários no início da vida para que possam se desenvolver bem. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a amamentação exclusiva a partir da data do nascimento até os seis meses do bebê. Após esse período, indica que as mães continuem a dar leite materno junto com outros tipos de dieta até os dois anos ou mais.

O leite materno além de funcionar como  uma vacina natural e ser de fácil digestão, ele é um alimento completo contendo vitaminas, proteínas, gorduras e minerais necessários ao desenvolvimento da criança.Para mãe, além de ajudar na recuperação pós-parto, estudos já demonstram que reduz os riscos do desenvolvimento de câncer de mama e ovário e do diabetes tipo 2.

Além de incentivar a prática, o objetivo da campanha do aleitamento é encorajar e apoiar as mulheres para que elas tenham o direito e se sintam confortáveis para amamentar o bebê a qualquer momento, em qualquer lugar.

Algumas famosas já usaram suas contas do instagram para postar cliques desse momento tão bonito entre mãe e filho, mostrando que a amamentação é algo natural e deve acontecer quando e onde for necessário. A amamentação além de estimular o vínculo afetivo entre mãe e bebê, traz inúmeros benefícios à saúde de ambos.

Comentários

comments

Powered by Facebook Comments