No inverno é preciso priorizar alguns cuidados com a saúde, principalmente  com as crianças, idosos e pessoas propensas a doenças respiratórias. Eu conversei com o alergista Dr Gilson Pereira e ele falou sobre a mudança de alguns hábitos do dia a dia, e deu algumas dicas para enfrentar os dias frios com mais saúde.

Segundo o  alergista e pediatra Dr. Gilson Pereira alguns hábitos como fechar os ambientes em casa, no trabalho, no carro e até mesmo no transporte coletivo, acabam atrapalhando a imunidade do organismo. Esse enclausuramento  é um fator de risco e facilita a proliferação de vírus pelo ambiente. E os ácaros, fungos e mofo  proliferarem mais rapidamente.

Por isso é importante fazer circular o ar no ambiente, deixando uma fresta da janela aberta em casa, no carro é preciso também evitar as aglomerações, aconselha  o alergista Dr Gilson Pereira.

Um  outro cuidado que não pode ser esquecido principalmente pelos alérgicos é  lavar as roupas que estão guardadas por mais tempo antes de usar de preferência com água quente.

O período frio também vem acompanhado da proliferação de vírus respiratórios, que aumentam  a gripe, o resfriado e a rinite alérgica. O alergista Dr. Gilson Pereira explica  que os pacientes com asma devem ter mais atenção, já que o frio simula a contração do pulmão e pode agravar o problema. A vacina contra gripe é de grande importância, como medida de prevenção.

Para amenizar os sintomas, Dr. Gilson Pereira aconselha  lavar o nariz com solução fisiológica  quando necessária.

Tomar água é importante para hidratar o organismo e, principalmente, a mucosa respiratória. Com o ar mais seco a pessoa fica mais predispostas as alergias, principalmente nos olhos e na mucosa respiratória.

Para deixar o ambiente em que você está mais úmido, basta colocar uma toalha de banho molhada aberta em cima de uma cadeira, por exemplo. As gotículas de água que evaporam são suficientes para deixar o ambiente mais úmido e saudável.

Deve se evitar banhos muito quentes e demorados. O alergista Dr. Gilson Pereira alerta que levando em conta essas dicas e mudando  alguns hábitos você vai passar o inverno com mais saúde e bem estar.

  

Comentários

comments

Powered by Facebook Comments