No verão é preciso ter ainda mais cuidado com a pele, que sempre sofre as consequências do excesso de calor. Além de ficar alerta para não abusar do sol, precisamos  lembrar de beber muita água e usar hidratante depois do banho.

Nessa época de verão acontece o aparecimento de alergias.Eu conversei com o alergista Doutor Gilson Pereira, e ele falou sobre as alergias que acontecem no verão.

A principal causa de alergias no verão são as picadas de insetos. Segundo o alergista doutor Gilson Pereira os sintomas de alergia mais comuns são manchas vermelhas, muita coceira e descamação na pele. E o doutor Gilson alerta, não tome  medicamento, ou use pomadas sem consultar  o médico. O remédio que fez bem para sua vizinha pode não solucionar o seu problema, e até piorar a situação.

Para afastar os pernilongos use velas aromatizadas de citronela ou andiroba. O uso de velas é uma maneira de prevenir usando produtos naturais.

As micoses também aparecem no verão, é uma infecção causada por fungos. Provoca coceira, descamação e vermelhidão. Os lugares mais comuns para elas aparecerem são pés, virilhas, barba e embaixo das mamas.

Para evitar, seque-se muito bem, especialmente entre os dedos dos pés. Não ande descalça em piscinas e nos banheiros públicos. O tratamento é feito com medicamentos orais ou pomadas.

As brotoejas são bolinhas com água que coçam e deixam a pele toda avermelhada. Os lugares mais comuns são as regiões onde mais suamos e onde a pele também é ressecada, como axilas, costas, a parte de trás dos braços e laterais das coxas.

Para evitar, hidrate bem a pele e beba muito líquido. Evite roupas de tecidos sintéticos e banhos demorados com água muito quente. Outra recomendação do alergista doutor  Gilson Pereira é usar pasta d’água nas feridas.  Ela alivia a sensação de coceira.

As assaduras acontecem muito no verão e irritam a pele. Um exemplo é quando uma pessoa mais gordinha fricciona uma perna na outra ao andar. O suor funciona como um fator irritante no local. Ainda segundo o doutor Gilson, você deve lavar e secar bem essas regiões.

Uma outra dica é usar cremes no local onde acontece a assadura, as pomadas usadas no bumbum de bebês são ótimas para isso.

Comentários

comments

Powered by Facebook Comments