Lixo na pia? Reveja hábitos em casa e elimine bactérias que causam doenças.

Todo o cuidado é pouco com vírus, fungos e parasitas, podem provocar intoxicações alimentares, alergias e doenças respiratórias. E algumas precauções podem ser tomadas para evitar a contaminação dos ambientes. E são dicas simples que fazem toda a diferença.

*Tirar os sapatos ao entrar em casa reduz em até 90% as chances de contaminação do chão.

*Use o aspirador em vez da vassoura. Isso evita que a poeira levantada pelas cerdas provoque alergias e doenças sérias, como a asma. Ao invés de varrer use um pano úmido.

*Por serem tocados toda hora, muitas vezes com mãos suadas ou sujas de comida, as maçanetas, os controles de tv viram focos de contaminações. Procure limpá-los no mínimo uma vez por semana. O álcool em gel 70% elimina todo tipo de vírus.

*Depois de utilizar o vaso sanitário, lembre-se de abaixar a tampa antes de dar a descarga. Esse hábito é fundamental para evitar que respingos de água e o ar que sobe com a pressão espalhem coliformes fecais pelo ambiente e e contaminem azulejos, pia, escovas de dentes e até toalhas.

*Troque esponja toda semana e panos de prato todos os dias. Eles fazem a limpeza, mas também contaminam os utensílios.

*Para evitar intoxicações alimentares, não  coloque a lixeira sobre a pia da cozinha ou próximo demais da geladeira e do fogão, mesmo quando trocado o saco plástico diariamente. O perigo é o mesmo de manusear alimentos ao lado do vaso sanitário, pois os germes se multiplicam em minutos. Prefira colocar a lixeira na  área de serviço e limpe-o com frequência.

 

Comentários

comments

Powered by Facebook Comments