Lavar bem os vegetais especialmente aqueles que consumimos crus e com casca  é um dos cuidados básicos de saúde. Isso porque comer frutas e verduras contaminadas por micro-organismos pode provocar uma infecção alimentar.

As táticas adotadas pelas pessoas para “matar” as bactérias vão desde o uso de produtos específicos o que é correto — até deixar o alimento de molho na água com vinagre.

É bom lembrar que o vinagre possui um grau de acidez considerado fraco, tanto que é comestível. Deixar alimentos de molho no vinagre pode até eliminar alguns micro-organismos, mas não tem efeito sobre as bactérias que realmente podem prejudicar a saúde.

Deixar o alimento de molho na água com vinagre pode ser eficiente para acabar com sujeiras, pequenas larvas e ovos de insetos,o que não reduz totalmente o risco de contaminação, mas ajuda. Vale ressaltar que só temperar a salada com o vinagre não tem o mesmo efeito.

Para  higienizar os alimentos corretamente use a água sanitária que é o (hipoclorito de sódio) é um produto bastante eficaz para acabar com as bactérias dos alimentos. A receita é simples: primeiro, lave bem o vegetal em água corrente, limpe as hortaliças folha por folha.

Depois, adicione em um recipiente 1 colher (sopa) de água sanitária para cada 1 litro de água filtrada. Deixe o alimento de molho nessa mistura por 15 a 20 minutos. Retire e enxágue novamente na água corrente.

O hipoclorito tem seu uso recomendado pela legislação sanitária no Brasil. Por isso, é importante consultar se a marca que você utiliza possui registro na Anvisa.

Comentários

comments

Powered by Facebook Comments