Hoje é o dia Nacional de Combate à Asma, esse dia busca alertar sobre os cuidados para conviver com a doença. A asma costuma ser chamada de bronquite ou bronquite asmática. É uma doença pulmonar crônica em que ocorre inflamação das vias aéreas.

Pessoas de qualquer idade podem sofrer de asma, mas, a maioria dos casos é diagnosticada na infância e é comum a manifestação em vários membros de uma mesma família.

Segundo o Alergista Dr Gilson Pereira a asma é uma doença de causa multifatorial.Está relacionada, à ocorrência de asma, fatores genéticos, ambientais, fumaça de cigarro, poeira doméstica e ácaros, ou desencadeantes, como infecções das vias respiratórias por vírus, medicamentos, entre outros. Pais fumantes levam a um aumento considerável da sensibilidade nas crianças às crises asmáticas.

Os principais sintomas da asma são:  crises de falta de ar são os sintomas mais comuns. Mas, problemas crônicos também indicam a doença, como tosse seca, cansaço, chiado e sensação de opressão no peito.

A asma mas pode ser controlada através de tratamento, com medicamentos e em alguns casos com o uso de vacinas, a critério do especialista em alergia.

As dicas do alergista Dr Gilson Pereira para amenizar os sintomas e evitar as crises,são:

– ficar longe da fumaça de cigarro e da poluição;

– evitar ambientes com muita poeira e ácaros;

– não conviver com animais domésticos, como gatos e cachorros;

– proteger-se das mudanças bruscas de temperatura;

– prevenir-se contra gripes e resfriados;

– praticar exercícios respiratórios, como natação, enfim um exercício que a pessoa goste de fazer.

Comentários

comments

Powered by Facebook Comments