Saiba aqui como a alimentação pode aliviar os sintomas do estresse e da ansiedade.
A nossa alimentação pode influenciar em todo o nosso corpo, desde a saúde dos nossos cabelos à nossa saúde mental, o que inclui o estresse e a ansiedade que, além de serem ocasionados pela falta de tempo e rotina agitada, também são causados pela má alimentação. Segundo pesquisa realizada pela International Stress Management Association , o Brasil é o segundo país com o maior nível de estresse do mundo, onde 70% da população brasileira sofre com algum tipo de estresse.
Com a rotina agitada a grande maioria das pessoas acaba por optar pela praticidade e não pela qualidade do que está ingerindo.
A alimentação interfere diretamente na rotina, não só na produtividade e disposição para o dia, como pode aumentar os níveis de estresse e ansiedade”, explica.
O consumo desses alimentos, nas quantidades adequadas, alivia os sintomas gerados pelos altos níveis de estresse e ansiedade, prevenindo sintomas ainda mais graves e melhorando o dia a dia do paciente.
Para ajudar a controlar o estresse e a ansiedade,coloque no cardápio do dia dia,alimentos com propriedades que aliviam os sintomas desses problemas.
Coco
Nutrientes Fonte: TCM (gordura do bem), vitamina A, vitamina E e vitaminas do complexo B. Além de Potássio e magnésio.
Segundo especialistas a gordura do coco é responsável por diminuir a ansiedade por meio do controle hormonal. O potássio e o magnésio fazem a comunicação entre os neurônios responsáveis pelo pensamento e os neurônios motores, responsáveis pelos movimentos; dessa forma melhoram a agilidade nas atividades, diminuindo a fadiga e o cansaço crônicos.
O ideal é consumir 20g de coco seco ao dia.
Abacate
A gordura do abacate é uma gordura do bem, junto com seu poder antioxidante é responsável por promover a saúde do coração. Isso é importante pois o estresse em alto grau prejudica a funcionalidade do coração e do sistema cardiovascular, promovendo uma falta de regulação nos batimentos/aceleração. Além disso, o abacate diminui a produção de Cortisol (hormônio do estresse). Devido ao alto teor calórico, deve ser consumido com moderação e sem açúcar.
Sugestão de consumo: 3 colheres de sopa rasas ao dia.
Brócolis
O brócolis é um belo representante da família dos glicosinolatos, compostos para prevenção do câncer de intestino, de próstata e de mama, mas além disso é importante para o controle do estresse, uma vez que auxilia na regulação da pressão sanguínea (pessoas com nível alto de estresse sempre tem a pressão alterada), além de suas propriedades anti-inflamatórias que ajudam no relaxamento dos músculos do coração.
Sugestão de consumo: 1 xícara de brócolis cozido no vapor 3x na semana.
Comentários
Powered by Facebook Comments
Deixe uma resposta