A cozinha é um dos locais que merece atenção especial em relação à higiene. A não observação dos cuidados básicos de higiene em uma cozinha pode levar a diversas doenças transmitidas por alimentos contaminados.

 Limpe diariamente a cozinha com vassoura e pano úmido, evitando assim qualquer contato entre alimentos e poeira.

Reserve um destino único para cada pano que for utilizar na cozinha.

Por exemplo, o pano de prato nunca deve ser utilizado para limpar o fogão ou a geladeira, não devem ser utilizados para secar as mãos ou para qualquer outra finalidade, destina-se, única e exclusivamente, à limpeza dos pratos e utensílios em que os alimentos serão servidos. Lave-os sempre separadamente, com água sanitária.

Limpe os utensílios da cozinha logo após o uso, para que os resíduos alimentares e gorduras não se transformem em focos de contaminação.

As esponjas representam uma fonte de contaminação na cozinha. Após cada utilização, lavar com água e sabão, espremer bem, e deixar em lugar seco, nunca sobre o sabão. Troque de 15 em 15 dias. E não esqueça do ralo da pia, mantenha os sempre limpos.Evita deixar o paninhos de pia molhados em cima da pia, é um veiculo de contaminação.

Mantenha o cesto de lixo sempre tampado,lave-o diariamente,utilize sacos plásticos descartáveis.

 

Comentários

comments

Powered by Facebook Comments