Cultivar plantas pode parecer fácil para alguns, mas não é nada obvio para outras pessoas. São muitas as variáveis: a escolha da espécie, o local, o modo de cultivo e tantos outros fatores. Pesquisei algumas dicas que vão ajudar a você ter um jardim saudável e bonito.

Uma dica importante é não descuidar da adubação e do controle de pragas. É fundamental fazer uma manutenção mensal e não esquecer que a água é importantíssima para ter plantas saudáveis.

jardim

A mistura de espécies de plantas deixa o resultado final bem interessante. Você pode misturar samambaias com barba-de-serpente, chifre-de-veado e por aí vai. É importante ficar atenta para o bom senso.

jardim2

Antes de plantar qualquer espécie, informe-se sobre quanto ela vai crescer para não ter de trocá-la de lugar. O fícus, por exemplo, é uma árvore de raízes profundas e invasivas, capazes de estourar tubulações e deformar pisos. Se não abrir mão de plantas assim, cultive-as em vaso, de preferência de concreto armado para limitar o crescimento.

jardim3

Também é importante levar em consideração o local do plantio. Áreas de circulação, por exemplo, costumam ser estreitas e não combinam com espécies com espinhos e folhas pontiagudas, como iuca, cica e dasilirium. Opte por aquelas que podem ser controladas por poda, como murta, tumbérgia-arbustiva, podocarpo e nandina.

jardim4

Se o jardim está sujeito à ventos fortes, evite o uso de espécies com folhas largas e compridas, pois elas rasgam facilmente. Prefira as mais resistentes, como viburno, agave, cica, dracena, clúsia, orquídea-bambu (foto), bálsamo, cróton, mussaenda, vinca, lavanda e zamioculca.

jardim5

Fonte: revistacasaejardim.globo.com

Comentários

comments

Powered by Facebook Comments