Blog da Tetê

por Tetê Proba

Categoria: Boa forma (Página 1 de 6)

Benefícios do abacate

No dica de especialista a Nutricionista Ana Luiza Alecrim, falou sobre os benefícios do abacate.  Essa fruta  além de deliciosa,é tudo de bom para a saúde e para a beleza.

PARA OUVIR AS DICAS DA NUTRICIONISTA ANA LUIZA, APERTE O PLAY!

Hábitos de vida saudáveis para as crianças

 

Maus hábitos alimentares iniciados cada vez mais cedo, somados ao sedentarismo, são os principais responsáveis pelo aumento da obesidade infantil.

Segundo  o pediatra Dr Gilson Pereira, cada vez mais cedo as crianças são apresentadas a alimentos gordurosos ou com muito carboidrato, como bolo, pão doce, batata frita e biscoito recheado, e com adição de açúcares.

Para evitar que os pequenos sofram desses males, é importante que os pais adquiram hábitos de vida saudáveis para dar o exemplo aos filhos. As crianças, inconscientemente, copiam o comportamento alimentar dos pais e parentes próximos. É necessário que os responsáveis se conscientizem e mudem seus hábitos para evitar que a criança se torne um adulto obeso. Para manter uma alimentação saudável, para as crianças e toda a família, não compre biscoitos recheados, pizzas, hambúrgueres e batatas fritas com frequência.

Outra medida que parece simples, mas contribui para a disciplina alimentar, é não deixar que as crianças se alimentem enquanto assistem televisão ou jogam videogame.

Ainda segundo o pediatra Dr Gilson Pereira, barganhas e promessas baseadas em comida também devem ser evitadas, como por exemplo: ‘Se você fizer o dever de casa eu te levo para comer pizza e sorvete esta semana.

Alimentação Saudável

A expectativa de vida está cada vez mais alta e é preciso começar a se cuidar hoje para chegar na terceira idade arrasando. Não tem segredo: para ser uma avó com saúde e qualidade de vida é importante comer bem. Se você não for sedentária e tiver uma dieta equilibrada já ajuda muito.

Os hábitos de uma má alimentação vão refletir mais tarde em problemas como infarto, diabetes… É claro que depende de outros fatores como stress, sono, genética, exercícios, mas a alimentação é muito importante.

Quer exemplo? Comer algumas nozes por dia pode reduzir em até 30% riscos de doenças do coração. Ao comer o espinafre você vai proteger as células do envelhecimento e ajudar na osteoporose. Omelete de espinafre é uma delícia, fica a dica!

E encha o carrinho da feira de brócolis, ele tem cálcio, ferro e diminui a incidência de vários tipos de câncer.

Não deixe de investir em uma alimentação rica de verduras e frutas. Um estudo mostrou que de 3 a 4 porções de frutas ou vegetais por dia já melhora a saúde e seu corpo aprende a lidar melhor com o stress.

Vamos comer bem? Esse é um dos segredos de uma boa qualidade de vida.

 

Dicas para aliviar o stress e ansiedade

Você sabia que a alimentação pode aliviar os sintomas do estresse e da ansiedade. A  alimentação pode influenciar em todo o nosso corpo, desde a saúde dos nossos cabelos à nossa saúde mental, o que inclui o estresse e a ansiedade que, além de serem ocasionados pela falta de tempo e rotina agitada, também são causados pela má alimentação.

Segundo pesquisa realizada pela International Stress Management Association  o Brasil é o segundo país com o maior nível de estresse do mundo, onde 70% da população brasileira sofre com algum tipo de estresse.

Com a rotina agitada a grande maioria  das pessoas acaba por optar pela praticidade e não pela qualidade do que está ingerindo. A alimentação interfere diretamente na rotina, não só na produtividade e disposição para o dia, como pode aumentar os níveis de estresse e ansiedade.

Para ajudar a controlar o estresse e a ansiedade, coloque no cardápio do dia a dia, alimentos com  propriedades que aliviam os sintomas desses problemas.

Segundo especialistas a gordura do coco é responsável por diminuir a ansiedade por meio do controle hormonal.

O potássio e o magnésio fazem a comunicação entre os neurônios responsáveis pelo pensamento e os neurônios motores, responsáveis pelos movimentos; dessa forma melhoram a agilidade nas atividades, diminuindo a fadiga e o cansaço crônicos. O ideal é consumir 20g de coco seco ao dia.

A gordura do abacate é uma gordura do bem, junto com seu poder antioxidante é responsável por promover a saúde do coração.

Isso é importante pois o estresse em alto grau prejudica a funcionalidade do coração e do sistema cardiovascular, promovendo uma falta de regulação nos batimentos aceleração. Além disso, o abacate diminui a produção de Cortisol (hormônio do estresse).

Devido ao alto teor calórico, deve ser consumido com moderação e sem açúcar. Sugestão de consumo: 3 colheres de sopa rasas ao dia.

O brócolis é um belo representante da família dos glicosinolatos, compostos para prevenção do câncer de intestino, de próstata e de mama, mas além disso é importante para o controle do estresse, uma vez que auxilia na regulação da pressão sanguínea (pessoas com nível alto de estresse sempre tem a pressão alterada), além de suas propriedades anti-inflamatórias que ajudam no relaxamento dos músculos do coração.

Sugestão de consumo: 1 xícara de brócolis cozido no vapor 3x na semana.

 

Suco aliado à dieta

Se os pneuzinhos estão incomodando, coloque esse suco no cardápio aliado à dieta ele vai ajudar eliminar os pneuzinhos e reduzir medidas.

Existem alguns alimentos que, além de pouco calóricos e, portanto, amigos da balança, ainda auxiliam no processo de queima de gorduras e são capazes de dar um gás no emagrecimento. Como é o caso da ameixa, abacaxi, hortelã, ingredientes que você vai encontrar no suco queima pneu, que é rico em fibras e por isso ajuda na eliminação de gordura localizada.

Anote aí a receitinha:

Ingredientes

1 ameixa-preta seca

2 fatias de abacaxi

3 folhas de hortelã

1 copo (200 ml) de água de coco

1 colher (sopa) de semente de linhaça dourada

 Modo de fazer:

Deixe a ameixa hidratar por oito horas na água dentro da geladeira. Junte aos outros ingredientes e bata no liquidificador. Beba imediatamente sem coar. Esse suco além de gostoso, é bom para a saúde e para ficar em forma.

 

Dieta Detox

Muito se fala  em dieta detox. Eu conversei com a Nutricionista Bertha Gazel, para saber mais  sobre essa dieta. Aperta o play, a entrevista ficou muito interessante.

APERTE O PLAY PARA OUVIR!

Pão de tapioca

As minhas ouvintes do programa do Tempo Mulher na Rádio 98 Fm, são maravilhosas, elas interagem, mandam recadinhos, receitas. A ouvinte Maria das Graças de Ribeirão Preto enviou  a receita de um pão de tapioca delicioso, vou compartilhar com vocês, anotem ai.

Ingredientes:

1 ovo

2 colheres de goma de tapioca

2 colheres de queijo ralado

2 colheres de requeijão cremoso

1 pitada de sal

Misture todos os ingredientes, coloque em uma frigideira antiaderente e leve ao fogo, não esqueça de tampar a frigideira.

E ao levar ao fogo siga essa dica:

Sabe aquela grelha do fogão, coloque uma em cima da outra, para que o fogo fique bem baixinho no cozimento.

Deixe 5 minutos de cada lado, quando você ver que as bordas estão soltando da frigideira está na hora de virar o pão de tapioca.

Esse pão de tapioca é muito gostoso, eu já experimentei. É ideal para o café da manhã.

 

 

Suco de couve

A couve é uma  forte aliada na alimentação saudável e importante ingrediente na rotina de quem malha todos os dias.

De acordo com especialistas a couve   é uma fonte rica em   magnésio, um mineral que além de ajudar no relaxamento muscular, também melhora o humor, dá um up na energia e blinda o organismo de doenças comuns, como gripes e resfriados.

Quer mais? A couve tem ação cicatrizante, anti-inflamatória, contém grande quantidade de ferro e fósforo (prevenindo a anemia e melhorando o condicionamento dos nossos músculos e ossos) e de quebra ajuda na desintoxicação e na absorção do cálcio. Ou seja, para quem malha todos os dias, a couve é um   aliado importantíssimo no cardápio.

Então anote ai   esse maravilhoso  suco de couve.

Ingredientes:

–  gengibre

–  folhas de couve

– laranja

– Suco de  limão

–água

Para preparar o suco, adicione a laranja sem sementes e cortada em pedaços no liquidificador junto com as folhas de couve  e com talos, adicione o gengibre em pedaços pequenos e acrescente água e suco de limão. Bata tudo no liquidificador até que todos os ingredientes incorporem, adicione mel e gelo e sirva a seguir sem coar.

O suco deve ser consumido em seguida ou no máximo 30 minutos após o preparo para ele não perder suas propriedades e nutrientes.

 

 

Suco saudável

Vou dividir com vocês a receita de um suco saudável e delicioso.

Ingredientes:

Duas fatias de melancia picada e sem sementes.

10 morangos

Folhinhas de manjericão

Água de coco

É só bater e servir em seguida.

 

Sucos para o Verão

Os sucos são uma ótima solução no verão, tem misturinhas que são deliciosas.  Para refrescar o verão eu indico os sucos de maracujá com manga, abacaxi com goiaba e suco de melancia com gelatina.

Suco de maracujá com manga

Ingredientes

1 xícara de polpa de maracujá

800 ml de água

2 mangas haden cortadas em pedaços

Adoçante a gosto

Modo de preparo

No liquidificador, bata a polpa de maracujá com a água, tem que coar. Acrescente os pedaços de manga no suco de maracujá, adoce e sirva.

 

Suco de abacaxi com goiaba

Suco de abacaxi com goiaba… essa combinação foi uma descoberta!!

Ingredientes

1 xícara (chá) de abacaxi picado

1 goiaba vermelha

1 e 1/2 xícaras (chá) de água gelada

gelo

Bata a goiaba e o abacaxi com a água, no liquidificador, até que fique homogêneo. Coe para tirar vestígios de caroço, retorne ao liquidificador e bata com o gelo.

Suco de melancia com gelatina

Faça a gelatina de morango ou framboesa, leve á geladeira, quando estiver durinha coloque no liquidificador e bata com melancia. É muito bom!

 

 

 

 

 

 

 

 

Suco saudável

Um suco pode ser mais que uma bebida refrescante. Vou compartilhar com vocês uma receita de um suco que ajuda a proteger a saúde das células e  acelera o metabolismo, já que contém gengibre.

Ingredientes:

*2 rodelas grossa de abacaxi

*1 folha de couve

*1 colher de sobremesa de óleo de coco é opcional

*2 rodelas gengibre

*Folhas de hortelã

*E 100 ml de água de coco.

Bata os ingredientes no liquidificador. Você pode coar se achar necessário, acrescente o gelo e beba em seguida.

 

 

Para ficar em forma

Vou compartilhar com vocês alguns hábitos simples que vão fazer toda diferença na sua saúde e boa forma.

– Prepare pratos saudáveis, mas dê preferência às receitas que agradam ao paladar. Comer o que você não gosta traz infelicidade e mau humor 
(e isso engorda!).

– Vá aos poucos! Faça uma programação para perder 10% do peso em até três meses. Emagrecer nesse ritmo, além de saudável, fica fácil levar a dieta adiante e, depois, mais difícil de voltar a engordar.

– Adicione frutas à salada, misture no iogurte, bata no suco… As frutas dão saciedade, além de acrescentar vitaminas e minerais ao cardápio. E as da estação costumam ter boa qualidade e bom preço.

Vou dividir com você a receita de uma saladinha light deliciosa.

2 xícaras (chá) de abacaxi em cubos
2 maçãs sem miolo picadas grosseiramente
½ xícara (chá) de uvas roxas sem sementes, cortadas ao meio
2 kiwis, descascados, picados
1/3 xícara (chá) de maionese light
1/3 xícara (chá) de iogurte desnatado
Peito de frango desfiado
Folhas de alface (opcional)

Misture o abacaxi, as maçãs, as uvas e o kiwi. Em uma tigela pequena, misture a maionese light e iogurte desnatado. Misture as frutas e o peito de frango desfiado e leve à geladeira. Na hora de servir, acrescente folhas de alface.

Fica a dica: você pode substituir a maionese e o iogurte por creme de leite light.

Para ficar em forma

Quem me acompanha sabe que no programa, no meu  blog, nas redes sociais, estou  sempre compartilhando dicas e formas de queimar  calorias ou aumentar qualidade de vida. Fazendo as minhas pesquisas encontrei dicas que vão te  ajudar a queimar aquelas calorias indesejadas enquanto você se diverte. Tenho certeza que algumas delas já fazem parte do seu dia a dia e você nem sabia que estava queimando calorias com elas.

Vamos conferir?!

Fazer opção pelas as  escadas  ao invés de pegar o elevador eu sei, as  vezes é difícil. Mas se você optar mais pela escada e deixar o conforto do elevador de lado, você vai se surpreender: você queima mais ou menos 10 calorias por minuto subindo as escadas. Ou seja: se você gastar só 20 minutos da sua semana com elas, já são 200 calorias!E você ganha um tempo extra de atividades com o corpo.

Quem não gosta de cantar no chuveiro, não é mesmo? Além de ser quase terapêutico, trago boas notícias: ajuda a queimar calorias! Uma hora cantando pode queimar quase 140 calorias, e uma hora e meia  já pula para 200 calorias queimadas, em média. Ou seja: agora você tem a desculpa perfeita para cantar enquanto arruma casa, faz seu almoço, ou toma seu banho!

Dançando você gasta 100 calorias a cada 20 minutos, imagina se você acrescentar nessa conta as calorias perdidas e  toda diversão que você vai ter?Então que tal combinar com as amigas de entrar na aula de dança,opções é o  que não falta, zumba,dança de salão, dança do ventre. Além de se divertir com pessoas que você gosta, de quebra você ainda gasta um montão de calorias!

Se você não é do tipo de gosta de dançar em lugares públicos, não tem problema. Já ouviu falar de dancersizing? É uma mistura das palavras  dançar e exercitar-se,  vogasta 100 calorias com apenas 20 minutos de dança.

Benefícios da maça

A maçã é ótima para proteger o coração e ter uma boa noite de sono.

Segundo estudiosos a maçã ajuda a controlar níveis de colesterol, triglicérides e glicose no sangue. Isso se deve à ação da pectina, uma fibra que está na polpa da maça e é capaz de arrastar gorduras para fora do organismo. E para uma boa noite de sono, comer uma maçã à noite é uma boa pedida, porque a casca é relaxante.

Dicas de beleza

Vou compartilhar com você dicas de beleza, que você pode fazer tranquilamente no dia a dia e com certeza terá bons resultados.

A maioria  das mulheres lutam contra celulite, é bom lembrar que não tem cura, mas tem controle.Reduza e muito os alimentos enlatados, o sal em  excesso, as comidas picantes, os refrigerantes e,principalmente álcool e cigarro.Coma muitas frutas, verduras, carne magra e tome bastante água.

Os exercícios suaves, mas aeróbicos também ajudam: Caminhar, andar de bicicleta,hidroginástica são ótimas opções.Procure usar produtos de beleza que tem ação desintoxicante para melhorar o aspecto da pele.

A barriga se perde com exercícios abdominais, para fortalecer os músculos, aeróbicos para acabar com  a gordurinha e correção de postura para coloca-la  no devido lugar.

Caminhar é um exercício fácil, barato e fantástico para as pernas e bumbuns, e você ainda perde peso desde que caminhe constantemente.

Joelhos e cotovelos pedem esfoliação, pelo menos a cada 15 dias e creme hidratante ou nutritivo todos os dias.

 

 

 

 

Para ficar em forma

Quando se trata de manter a forma a ordem dos fatores alteram o resultado. Segundo os cientistas, se servi primeiro de salada e preencher a maior parte do prato com vegetais reduz 50% do risco de você ganhar peso.

A descoberta é resultado de uma pesquisa da Universidade de Navarra na Espanha. Então, já sabe, na hora de montar o prato, ocupe o maior espaço  do prato  com folhas e legumes, depois  complete com carboidratos e proteínas.

As proteínas não podem faltar,elas são responsáveis pela formação dos músculos, pele, unhas e cabelo. As principais fontes são as carnes (prefira as magras), além de ovo, feijão,e outras leguminosas.Escolha  os carboidratos com baixo índice glicêmico, como a batata-doce e os alimentos integrais, e reduza as massas brancas.Seguindo essas dicas com certeza você terá ótimos resultados, alem de perder peso,ficará mais saudável.

Para ficar em forma

Essa dica não é novidade, mas é sempre bom lembrar que para manter a forma e a saúde a melhor receita continua sendo  e corrigir os hábitos alimentares.

Para evitar o efeito sanfona, que detona o corpo e a auto-estima, o melhor é aprender a escolher os alimentos, driblar tentações, fazer trocas coerentes, se exercitar no mínimo três vezes por semana e não ter pressa em ver o ponteiro da  balança  baixar.Diminuir o consumo de sal também é uma boa dica.

Em excesso, ele contribui para a retenção de líquidos, o que pode refletir em números a mais na balança e no aparecimento da celulite. Prefira temperos naturais, como orégano, alecrim, salsa e limão.

Dê preferência aos alimentos crus e frescos e evite os industrializados. Quanto mais naturais, mais ricos em antioxidantes  e maior o poder de desintoxicação dos alimentos. Os sucos e saladas são boas opções para o consumo de frutas e hortaliças cruas.

Atenção para a hidratação :Beba de 1 litro e meio a 2 litros de água por dia e não consuma bebidas alcoólicas, refrigerantes ou outras bebidas industrializadas, que são, em sua maioria, ricas em açúcar ou sódio.

Durante o dia dê preferência aos cereais integrais, como pão, arroz e massas .Esses alimentos são excelentes fontes de energia e, em suas versões integrais, promovem mais saciedade. Evite os carboidratos à noite.

 

 

 

 

Benefícios do ovo

Cozido, mexido, na forma de omelete, existem várias maneiras de você preparar o ovo, para o café da manhã e outros cardápios durante o dia.

O ovo é um dos alimentos mais ricos em proteínas.

O ovo diminui o impacto dos radicais livres na célula e melhora a textura das unhas e cabelos.

A gema concentra colina, um nutriente aliado da memória. Além de atender todas as necessidades do nosso organismo,a albumina presente na clara,diminui a retenção de líquido.

A luteína e zeaxantina, antiflamatorios encontrados na gema cozida protegem a visão e o coração.

Benefícios da pitaya

A pitaya é  uma fruta pitoresca originária de algumas regiões da América do Sul, mas que também já é cultivada em outros países do mundo, é considerada por muitos a fruta emagrecedora do momento.

Originária do México e de países da América Central, a pitaya parece ter desembarcado de vez no Brasil,principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Paraná.

No Brasil as versões mais consumidas são a de casca rosa com polpa avermelhada e a de casca rosa com a polpa branca.

A pitaya concentra poucas calorias,e  apesar de doce, não é um alimento rico em açúcar.

Os principais benefícios da Pitaya são:

*Ajuda a Eliminar os Radicais Livres

*Ótima para Perder de Peso

* Diminuir a chances de pegar gripe

* Diminuir o Colesterol Ruim

* Ajuda no Funcionamento do Intestino

De todas as  variedades de pitaya, a única que de fato é apreciada pelas pessoas que desejam perder peso é a variedade com o interior na cor vermelha, já que essa variedade é a única que possui propriedades antioxidantes, o que ajuda na prevenção dos radicais livres, que ajudam no acumulo de gordura.

Já a pitaya que possui a casca vermelha é muito apreciada por causa do alto teor de vitamina C que ela apresenta. E por este motivo, ela é muito consumida por quem deseja reduzir as chances de pegar um resfriado ou uma gripe, por exemplo.

Há ainda estudos preliminares que indicam que as três variedades de pitaya ajudam a diminuir a presença de colesterol ruim na corrente sanguínea, bem como auxiliam também na redução da pressão arterial das pessoas que consomem a fruta.

Benefícios da abóbora

A cada dia descobrimos que a estética também tem muito a agradecer às maravilhas que a natureza nos oferece.

Você já pensou que a deliciosa abóbora pode fazer bem para a pele? Não? Então, aprenda aqui a fazer um maravilhoso esfoliante de abóbora com açúcar mascavo.

O esfoliante é super aromático e bastante suave, o que permite que seja indicado para todos os tipos de pele.

 

mascaras-caseiras-para-esfoliar-o-rosto

Ingredientes:

1 copo de açúcar mascavo

2 colheres de sopa de abóbora cozida e amassada

2 colheres de sopa de óleo de coco

1 colher de sopa de canela

O preparo é bem simples: misture todos os ingredientes até formar uma pasta.

Para aplicar, passe na pele, sempre em movimentos circulares para ajudar a irrigação sanguínea e a renovação da pele e depois enxágue abundantemente.

Esta receita dá para duas a três aplicações, mas você pode guardar na geladeira se achar que exagerou na quantidade.

Abóboras são  ricas em zinco e vitaminas C e A e possuem grandes quantidades de antioxidantes e enzimas e junto com a   textura granulada do açúcar mascavo,faz um esfoliante   capaz de remover as células mortas, fazendo sua  pele saudável e luminosa.

Página 1 de 6

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén