Blog da Tetê

por Tetê Proba

Categoria: Bem estar (Página 1 de 5)

Alimentação das crianças

As frutas e os legumes são grandes aliados da nossa saúde.

Ricos em vitaminas, minerais, água, fibra e com sabores diferenciados, nos trazem saúde, protegem contra as doenças, previnem a obesidade infantil e garantem o desenvolvimento saudável tanto dos pequenos, quanto dos adultos. Por isso, incentivar o consumo de frutas e legumes é tarefa importante para pais e responsáveis que se preocupam com a saúde de suas crianças.

Existem frutas e legumes que são indispensáveis na alimentação das crianças.

A banana é uma fruta rica em vitaminas do complexo B. Para as mães de bebês uma informação é importante: as do tipo “prata” e “maçã” prendem o intestino dos pequenos; já com a do tipo “nanica” isso não acontece.

A laranja é  rica em vitamina C, ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados.

A maçã tem boas concentrações de fibras, que contribuem para a regularidade intestinal. Para os bebês que estão começando a comer sólidos, é importante frisar que a fruta pode prender o intestino.

O mamão é uma fruta que tem bastante água em sua composição, e por isso tem alta capacidade hidratante. É rico em vitaminas A, C, potássio e cálcio. Ele é um forte aliado nos casos em que o bebê tem prisão de ventre ao se iniciar nas papinhas, porque solta o intestino.

A beterraba é um legume rico em  vitaminas, cálcio, potássio, ferro. Ela também preserva a saúde dos olhos e reforça o sistema imunológico dos pequenos. Como apresenta uma cor forte, as mães podem utilizar esse artifício para entreter as crianças. Elas vão adorar “tingir” o arroz de rosa!

O espinafre oferece muitos benefícios pra a saúde. Que tal contar a história do Popeye e apresentar o espinafre  para as crianças? Eles vão  adorar conhecer o  Popeye que fica forte e tem energia ao comer espinafre.

Para incentivar o consumo das frutas e legumes em casa, convide as crianças para participarem do preparo, de alguns alimentos como uma salada de frutas. Transforme esse hábito em diversão, isso pode ajudar bastante no desenvolvimento das crianças.

 

Estação dos frutos

Além de ser a estação das flores, a primavera também é a estação dos frutos! As frutas da primavera são ricas em fibras, minerais e antioxidantes, que tal aproveitar para incluir  frutas saudáveis, deliciosas e leves no seu cardápio?

Consuma as frutas da época, elas são mais nutritivas, frescas, saborosas, além de mais baratas.

A casca da jabuticaba possui coloração arroxeada devido à presença de um fitoesterol que possui propriedades antioxidantes e auxilia no combate aos radicais livres. Também possui pectina, importante fibra para a regulação intestinal e que exerce efeito positivo no combate ao colesterol. Na polpa encontramos ferro, fósforo, vitamina C e niacina.

O abacaxi é rico em vitamina C que, além de fortalecer o sistema imunológico, também retarda o envelhecimento da pele e estimula os processos de cicatrização, por atuar diretamente na produção de colágeno. Além disso, sua composição é repleta de sais minerais, enzimas e fibras, que auxiliam no processo de digestão e tonificam a atividade intestinal. Ele é composto por grande porcentagem água e contém pouquíssimas calorias, o que o torna além de delicioso, uma das nossas frutas da primavera preferidas!

Suculentas e saborosas, as ameixas são verdadeiros remédios naturais voltados à saúde intestinal: são grandes facilitadoras do processo digestivo, atuam como ótimos desintoxicantes e ainda possuem eficazes propriedades laxativas, altamente recomendadas para tratamento de quadros de prisão de ventre. Elas também são boas fontes de água, hidratos de carbono, fibras e são amigas da dieta  seu percentual de calorias é mínimo (quando consumidas in natura).

Então aproveite as dicas e incluam essas frutas na salada, no café da manhã, na sobremesa…

E falando em frutas, anotem ai uma receita de uma salada de frutas cremosa muito gostosa.

Frutas picadas a gosto ( morango, abacaxi, ameixa, banana,maça…)

400 gramas de  creme de leite sem soro

1 lata de leite condensado

Na batedeira, bata o creme de leite sem soro até formar um creme. Continue batendo e acrescente o leite condensado, aos poucos. Em taças individuais, intercale camadas de creme e de frutas. Leve para gelar por mais ou menos 6 horas para dar consistência. Enfeite com frutas inteiras.

Caso você coloque banana e maçã, regue com limão para não ficarem escuras.

Dicas e hábitos para eliminar bactérias

Lixo na pia? Reveja hábitos em casa e elimine bactérias que causam doenças.

Todo o cuidado é pouco com vírus, fungos e parasitas, podem provocar intoxicações alimentares, alergias e doenças respiratórias. E algumas precauções podem ser tomadas para evitar a contaminação dos ambientes. E são dicas simples que fazem toda a diferença.

*Tirar os sapatos ao entrar em casa reduz em até 90% as chances de contaminação do chão.

*Use o aspirador em vez da vassoura. Isso evita que a poeira levantada pelas cerdas provoque alergias e doenças sérias, como a asma. Ao invés de varrer use um pano úmido.

*Por serem tocados toda hora, muitas vezes com mãos suadas ou sujas de comida, as maçanetas, os controles de tv viram focos de contaminações. Procure limpá-los no mínimo uma vez por semana. O álcool em gel 70% elimina todo tipo de vírus.

*Depois de utilizar o vaso sanitário, lembre-se de abaixar a tampa antes de dar a descarga. Esse hábito é fundamental para evitar que respingos de água e o ar que sobe com a pressão espalhem coliformes fecais pelo ambiente e e contaminem azulejos, pia, escovas de dentes e até toalhas.

*Troque esponja toda semana e panos de prato todos os dias. Eles fazem a limpeza, mas também contaminam os utensílios.

*Para evitar intoxicações alimentares, não  coloque a lixeira sobre a pia da cozinha ou próximo demais da geladeira e do fogão, mesmo quando trocado o saco plástico diariamente. O perigo é o mesmo de manusear alimentos ao lado do vaso sanitário, pois os germes se multiplicam em minutos. Prefira colocar a lixeira na  área de serviço e limpe-o com frequência.

 

Celulite

A queixa de celulite é comum à grande maioria das mulheres, segundo especialistas, a celulite é resultado da inflamação das células por causa do acúmulo de toxinas no organismo.

Alimentos como frutas cítricas, couve, brócolis, gengibre são capazes desintoxicar e desinflamar.

Atividade física também pode ajudar a  melhorar a celulite, já que o sedentarismo favorece a retenção de líquido e de sódio entre as células.

Selecionei algumas atividades que podem ajudar a combater e a prevenir a celulite.

As atividades aeróbicas como caminhada, corrida e bicicleta, estimulam a circulação e queimam calorias. Dessa forma, as células de gordura não se sobrepõem umas às outras, evitando a celulite.

Eu indico a natação, fisioterapia aquática ou  hidroginástica, os movimentos na água podem funcionar como uma espécie de drenagem, que atua na retenção de líquido, diminuindo o inchaço. O pilates também ajuda a prevenir e combater a celulite.

Uma boa noticia para as fãs dos cremes anticelulite: uma massagem  na hora da aplicação potencializa os efeitos do produto. Para deixar os cremes anticelulite ainda mais poderosos, basta manipular a área afetada de baixo para cima, sempre em direção às virilhas.

Para finalizar a dica é fazer drenagem linfática, esse tipo de manipulação ajuda o diminuir o inchaço, melhorar a circulação e, consequentemente, a aparência da pele, reduzindo celulite.

 

 

 

Dia Nacional da Asma

Hoje é o dia Nacional de Combate à Asma, esse dia busca alertar sobre os cuidados para conviver com a doença. A asma costuma ser chamada de bronquite ou bronquite asmática. É uma doença pulmonar crônica em que ocorre inflamação das vias aéreas.

Pessoas de qualquer idade podem sofrer de asma, mas, a maioria dos casos é diagnosticada na infância e é comum a manifestação em vários membros de uma mesma família.

Segundo o Alergista Dr Gilson Pereira a asma é uma doença de causa multifatorial.Está relacionada, à ocorrência de asma, fatores genéticos, ambientais, fumaça de cigarro, poeira doméstica e ácaros, ou desencadeantes, como infecções das vias respiratórias por vírus, medicamentos, entre outros. Pais fumantes levam a um aumento considerável da sensibilidade nas crianças às crises asmáticas.

Os principais sintomas da asma são:  crises de falta de ar são os sintomas mais comuns. Mas, problemas crônicos também indicam a doença, como tosse seca, cansaço, chiado e sensação de opressão no peito.

A asma mas pode ser controlada através de tratamento, com medicamentos e em alguns casos com o uso de vacinas, a critério do especialista em alergia.

As dicas do alergista Dr Gilson Pereira para amenizar os sintomas e evitar as crises,são:

– ficar longe da fumaça de cigarro e da poluição;

– evitar ambientes com muita poeira e ácaros;

– não conviver com animais domésticos, como gatos e cachorros;

– proteger-se das mudanças bruscas de temperatura;

– prevenir-se contra gripes e resfriados;

– praticar exercícios respiratórios, como natação, enfim um exercício que a pessoa goste de fazer.

Dicas para usar a bolsa corretamente

A sua bolsa é grande demais? Cuidado com a coluna.

Você nem percebe, mas quando está com uma bolsa grande acaba sobrecarregando os ombros, os braços e os cotovelos. Para compensar o peso, também entorta o pescoço, a cervical e a lombar. Quando isso acontece todos os dias, mesmo que por pouco tempo, prejudica sua postura e pode causar dor nas costas,  dor de cabeça, pela tensão provocada no pescoço. Bem, para não machucar sua coluna e nem abrir mão da sua bolsa predileta fique atenta para essas dicas:

– Só carregue o necessário: mesmo que a bolsa seja espaçosa, leve apenas aquilo que realmente vai precisar.

– é importante revezar os lados que você carrega a bolsa, assim você não vai criar vicio de postura.

– E lembre-se, ao praticar atividade física, como pilates por exemplo  seus músculos vão ficar  mais fortes, alongados e, consequentemente, mais resistente ao peso da bolsa.

 

 

Suco saudável

Vou dividir com vocês a receita de um suco saudável e delicioso.

Ingredientes:

Duas fatias de melancia picada e sem sementes.

10 morangos

Folhinhas de manjericão

Água de coco

É só bater e servir em seguida.

 

Beleza

Saiba aqui o que você não deve fazer caso queira ter uma pele bonita e com aparência jovem.

– Não quer que sua pele fique enrugada e flácida antes do tempo? Então aplique protetor solar com FPS 30 (no mínimo) todos os dias. E não esqueça de reaplicar durante o dia.

– Beba moderadamente. O álcool aumenta o nível de agente inflamatórios na corrente sanguínea e pode acelerar a flacidez da pele ao longo do tempo.

– Deixar de dormir provoca estresse, que pode agravar todos os problemas da pele, inclusive a acne. Aproveite a noite para descansar. Esse é o momento em que as células reparam todos os danos sofridos durante o dia.

– Deixar de lavar seus pincéis de maquiagem pode ajudar a obstruir seus poros e até causar infecções na pele. Existem produtos específicos para lavar os pincéis.

– Deixar a pele com resquícios de maquiagem e acúmulo de sujeira pode levar a obstrução dos poros, principalmente se você tem tendência a ter acne. Use produtos apropriados para retirar a maquiagem.

– E não se esqueçam os cuidados com a pele não devem parar no queixo. O pescoço e cólo são expostos ao sol da mesma forma que o rosto, mas as vezes esquecemos de hidratar e proteger.

Livro”Mentes Ansiosas”

Gente ansiedade tem tomado conta do dia a dia de muitas pessoas. Achei interessante o livro “ Mentes Ansiosas”, escrito pela psiquiatra Ana Beatriz Barbosa.

Nesse livro a autora aborda as diferentes manifestações da ansiedade. Medo, estresse e ansiedade, segundo ela, são fatores comuns e até necessários para uma vida mentalmente saudável.

O problema, contudo, começa quando eles se agravam a ponto de se apresentarem em suas versões adoecidas: transtorno de estresse pós-traumático, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico, entre outros. Através de sua linguagem objetiva e acessível, a autora, a   psiquiatra Ana Beatriz Barbosa  analisa as causas, desdobramentos e possíveis formas de lidar com essas doenças.

Sucos para o Verão

Os sucos são uma ótima solução no verão, tem misturinhas que são deliciosas.  Para refrescar o verão eu indico os sucos de maracujá com manga, abacaxi com goiaba e suco de melancia com gelatina.

Suco de maracujá com manga

Ingredientes

1 xícara de polpa de maracujá

800 ml de água

2 mangas haden cortadas em pedaços

Adoçante a gosto

Modo de preparo

No liquidificador, bata a polpa de maracujá com a água, tem que coar. Acrescente os pedaços de manga no suco de maracujá, adoce e sirva.

 

Suco de abacaxi com goiaba

Suco de abacaxi com goiaba… essa combinação foi uma descoberta!!

Ingredientes

1 xícara (chá) de abacaxi picado

1 goiaba vermelha

1 e 1/2 xícaras (chá) de água gelada

gelo

Bata a goiaba e o abacaxi com a água, no liquidificador, até que fique homogêneo. Coe para tirar vestígios de caroço, retorne ao liquidificador e bata com o gelo.

Suco de melancia com gelatina

Faça a gelatina de morango ou framboesa, leve á geladeira, quando estiver durinha coloque no liquidificador e bata com melancia. É muito bom!

 

 

 

 

 

 

 

 

Benefícios do óculos de sol

Os óculos de sol  são indispensáveis. O acessório não só protege os olhos e córneas, como também a pele das pálpebras. Mas não basta escolher o mais estiloso, é importante que ele garanta proteção contra raios UVA e UVB.

Salada verde com nozes e molho de mostarda e mel

Pensando na ceia de natal, pedi a nutricionista Lorena Simões  a receita de uma salada gostosa, saudável para incluir no cardápio.

APERTE O PLAY PARA OUVIR A RECEITA!

Ingredientes:

½  maço de  rúcula

½ unidade de alface de sua preferência

1 pêra Willians ou pêra argentina verde com casca

1 maça verde  com casca

50 a 100 gramas de nozes

½  Xícara de chá  de queijo esfarelado (queijo minas ou gorgonzola)

 

Molho:

3 colheres de sopa de azeite extra virgem

1 colher de sopa de suco de limão

1 colher de sopa de mostarda

1 colher de sopa de mel

 

Modo de preparo:

Em uma saladeira monte uma camada com as folhas todas rasgadas.

Em seguida vamos fatiar com ralo  laminas tanto da pêra como a maça verde. Coloque sobre as folhas.

Em uma frigideira coloque as nozes para torrar, por  pouco tempo. O suficiente para retornar a sua crocancia. Despeje sobre a salada e também o queijo esfarelado.

Para o molho misture o azeite, limão, a mostarda e o mel com auxilio de um fuê, batedor de claras  isso facilita incorporar todos os ingredientes e sabores. Despeje sobre a salada apenas na hora de servir.

 

 

 

Entrevista com a nutricionista Ana Luiza

O lanche que você leva para o trabalho deve ser saudável, para forma e saúde.

Entrevistei a nutricionista  Ana Luiza Mendes, ela deu ótimas dicas.

APERTE O PLAY PARA OUVIS A ENTREVISTA!

Cuidados com os pés

Incansáveis os pés carregam o peso do corpo, mas vivem espremidos em sapatos fechados ou se equilibrando sobre os saltos. Nada mais justos que sejam tratados com carinho.

A medicina tradicional chinesa entende que os pés são ricos em terminações energéticas e que pontos localizados na sola dos pés correspondem aos órgãos do corpo. Por isso, um escalda pés aromáticos é ótimo para todo organismo. A água quente relaxa e as ervas aliviam a tensão.

Ferva 4 litros de água, adicione alecrim, alfazema e erva doce, se tiver problema de circulação junte um punhado de sal marinho. Desligue o fogo e deixe esfriar em um recipiente tampado. Despeje em uma bacia, mergulhe os pés por 10 minutos antes de deitar. Com os pés relaxados e as energias recuperadas  você vai se sentir melhor para dormir.

E para a beleza dos pés você deve aplicar o hidratante e fazer uma boa massagem.

Alimentação saudável

A expectativa de vida está cada vez mais alta e é preciso começar a se cuidar hoje para chegar na terceira idade arrasando. Não tem segredo: para ser uma avó com saúde e qualidade de vida é importante comer bem. Se você não for sedentária e tiver uma dieta equilibrada já ajuda muito.

Os hábitos de uma má alimentação vão refletir mais tarde em problemas como infarto, diabetes… É claro que depende de outros fatores como stress, sono, genética, exercícios, mas a alimentação é muito importante.

Quer exemplo? Comer algumas nozes por dia pode reduzir em até 30% riscos de doenças do coração.

Açaí é uma delícia e é rico em fibras, que faz o intestino funcionar bem e aumenta a imunidade. Vamos tomar um açaí?

Ao comer o espinafre você vai proteger as células do envelhecimento e ajudar na osteoporose. Omelete de espinafre é uma delícia, fica a dica!

E encha o carrinho da feira de brócolis, ele tem cálcio, ferro e diminui a incidência de vários tipos de câncer.

Não deixe de investir em uma alimentação rica de verduras e frutas. Um estudo mostrou que de 3 a 4 porções de frutas ou vegetais por dia já melhora a saúde e seu corpo aprende a lidar melhor com o stress.

Vamos comer bem? Esse é um dos segredos de uma boa qualidade de vida.

Dicas da Blogueira Rayza Nicácio

A Farmácia Indiana em parceria com a Vult Cosmética promoveu essa semana um encontro com as cacheadas. A  estrela da vez foi a blogueira   Rayza  Nicácio, ela muitos seguidores nas redes sociais,  tem mais de um milhão de acessos no yutube, a Ray é amada pelas cacheadas.

Eu  conversei com a Rayza Nicácio foi super bacana. Ouve ai!

 

Aperte o play, para ouvir as dicas da blogueira Rayza Nicácio!

Benefícios do chocolate

Temos mais um bom motivo para comer chocolate. Está  provado que ele  faz bem para a  memória. Segundo pesquisadores italianos, horas após comer o chocolate, o raciocínio também melhora, mesmo se você estiver cansada.

Os flavonoides do cacau aumentam a circulação do sangue e , assim, o cérebro é mais bem irrigado.Além disso, a substancias benéficas  do cacau evitam a queda de desempenho dos neurônios quando envelhecemos afirmam especialistas.

De acordo com o publicado jornal Frontiers in Nutrition os próprios cientistas consomem cercam de 100 gramas de chocolate 70% todos os dias para proteger a mente.

Eu já aderi o chocolate, mas  com cuidado de não exagerar e de escolher o meio amargo.

 

 

 

Suco Saudável

Adote esse suco no seu café da manhã, aliado a um cardápio saudável ele vai ajudar a diminuir as gordurinhas.

1 ameixa-preta seca

2 fatias de abacaxi

3 folhas de hortelã

1 copo (200 ml) de água de coco

1 colher (sopa) de semente de linhaça dourada

Deixe a ameixa hidratar por oito horas na água dentro da geladeira. Junte aos outros ingredientes e bata no liquidificador. Beba imediatamente sem coar.

 

Dicas de beleza

Vou compartilhar com você dicas de beleza, que você pode fazer tranquilamente no dia a dia e com certeza terá bons resultados.

A maioria  das mulheres lutam contra celulite, é bom lembrar que não tem cura, mas tem controle.Reduza e muito os alimentos enlatados, o sal em  excesso, as comidas picantes, os refrigerantes e,principalmente álcool e cigarro.Coma muitas frutas, verduras, carne magra e tome bastante água.

Os exercícios suaves, mas aeróbicos também ajudam: Caminhar, andar de bicicleta,hidroginástica são ótimas opções.Procure usar produtos de beleza que tem ação desintoxicante para melhorar o aspecto da pele.

A barriga se perde com exercícios abdominais, para fortalecer os músculos, aeróbicos para acabar com  a gordurinha e correção de postura para coloca-la  no devido lugar.

Caminhar é um exercício fácil, barato e fantástico para as pernas e bumbuns, e você ainda perde peso desde que caminhe constantemente.

Joelhos e cotovelos pedem esfoliação, pelo menos a cada 15 dias e creme hidratante ou nutritivo todos os dias.

 

 

 

 

Chá de Camomila

Três xícaras de chá de camomila por dia após as refeições, podem melhorar os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes. Segundo pesquisadores,pessoas que ingerem o chá de camomila tem níveis mais baixo de açúcar no sangue,e mais alto de antioxidante,em comparações com quem bebe água após as refeições.Boa dica!

Página 1 de 5

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén