Blog da Tetê

por Tetê Proba

Categoria: Bem estar (Página 1 de 4)

Sucos para o Verão

Os sucos são uma ótima solução no verão, tem misturinhas que são deliciosas.  Para refrescar o verão eu indico os sucos de maracujá com manga, abacaxi com goiaba e suco de melancia com gelatina.

Suco de maracujá com manga

Ingredientes

1 xícara de polpa de maracujá

800 ml de água

2 mangas haden cortadas em pedaços

Adoçante a gosto

Modo de preparo

No liquidificador, bata a polpa de maracujá com a água, tem que coar. Acrescente os pedaços de manga no suco de maracujá, adoce e sirva.

 

Suco de abacaxi com goiaba

Suco de abacaxi com goiaba… essa combinação foi uma descoberta!!

Ingredientes

1 xícara (chá) de abacaxi picado

1 goiaba vermelha

1 e 1/2 xícaras (chá) de água gelada

gelo

Bata a goiaba e o abacaxi com a água, no liquidificador, até que fique homogêneo. Coe para tirar vestígios de caroço, retorne ao liquidificador e bata com o gelo.

Suco de melancia com gelatina

Faça a gelatina de morango ou framboesa, leve á geladeira, quando estiver durinha coloque no liquidificador e bata com melancia. É muito bom!

 

 

 

 

 

 

 

 

Benefícios do óculos de sol

Os óculos de sol  são indispensáveis. O acessório não só protege os olhos e córneas, como também a pele das pálpebras. Mas não basta escolher o mais estiloso, é importante que ele garanta proteção contra raios UVA e UVB.

Salada verde com nozes e molho de mostarda e mel

Pensando na ceia de natal, pedi a nutricionista Lorena Simões  a receita de uma salada gostosa, saudável para incluir no cardápio.

APERTE O PLAY PARA OUVIR A RECEITA!

Ingredientes:

½  maço de  rúcula

½ unidade de alface de sua preferência

1 pêra Willians ou pêra argentina verde com casca

1 maça verde  com casca

50 a 100 gramas de nozes

½  Xícara de chá  de queijo esfarelado (queijo minas ou gorgonzola)

 

Molho:

3 colheres de sopa de azeite extra virgem

1 colher de sopa de suco de limão

1 colher de sopa de mostarda

1 colher de sopa de mel

 

Modo de preparo:

Em uma saladeira monte uma camada com as folhas todas rasgadas.

Em seguida vamos fatiar com ralo  laminas tanto da pêra como a maça verde. Coloque sobre as folhas.

Em uma frigideira coloque as nozes para torrar, por  pouco tempo. O suficiente para retornar a sua crocancia. Despeje sobre a salada e também o queijo esfarelado.

Para o molho misture o azeite, limão, a mostarda e o mel com auxilio de um fuê, batedor de claras  isso facilita incorporar todos os ingredientes e sabores. Despeje sobre a salada apenas na hora de servir.

 

 

 

Entrevista com a nutricionista Ana Luiza

O lanche que você leva para o trabalho deve ser saudável, para forma e saúde.

Entrevistei a nutricionista  Ana Luiza Mendes, ela deu ótimas dicas.

APERTE O PLAY PARA OUVIS A ENTREVISTA!

Cuidados com os pés

Incansáveis os pés carregam o peso do corpo, mas vivem espremidos em sapatos fechados ou se equilibrando sobre os saltos. Nada mais justos que sejam tratados com carinho.

A medicina tradicional chinesa entende que os pés são ricos em terminações energéticas e que pontos localizados na sola dos pés correspondem aos órgãos do corpo. Por isso, um escalda pés aromáticos é ótimo para todo organismo. A água quente relaxa e as ervas aliviam a tensão.

Ferva 4 litros de água, adicione alecrim, alfazema e erva doce, se tiver problema de circulação junte um punhado de sal marinho. Desligue o fogo e deixe esfriar em um recipiente tampado. Despeje em uma bacia, mergulhe os pés por 10 minutos antes de deitar. Com os pés relaxados e as energias recuperadas  você vai se sentir melhor para dormir.

E para a beleza dos pés você deve aplicar o hidratante e fazer uma boa massagem.

Alimentação saudável

A expectativa de vida está cada vez mais alta e é preciso começar a se cuidar hoje para chegar na terceira idade arrasando. Não tem segredo: para ser uma avó com saúde e qualidade de vida é importante comer bem. Se você não for sedentária e tiver uma dieta equilibrada já ajuda muito.

Os hábitos de uma má alimentação vão refletir mais tarde em problemas como infarto, diabetes… É claro que depende de outros fatores como stress, sono, genética, exercícios, mas a alimentação é muito importante.

Quer exemplo? Comer algumas nozes por dia pode reduzir em até 30% riscos de doenças do coração.

Açaí é uma delícia e é rico em fibras, que faz o intestino funcionar bem e aumenta a imunidade. Vamos tomar um açaí?

Ao comer o espinafre você vai proteger as células do envelhecimento e ajudar na osteoporose. Omelete de espinafre é uma delícia, fica a dica!

E encha o carrinho da feira de brócolis, ele tem cálcio, ferro e diminui a incidência de vários tipos de câncer.

Não deixe de investir em uma alimentação rica de verduras e frutas. Um estudo mostrou que de 3 a 4 porções de frutas ou vegetais por dia já melhora a saúde e seu corpo aprende a lidar melhor com o stress.

Vamos comer bem? Esse é um dos segredos de uma boa qualidade de vida.

Dicas da Blogueira Rayza Nicácio

A Farmácia Indiana em parceria com a Vult Cosmética promoveu essa semana um encontro com as cacheadas. A  estrela da vez foi a blogueira   Rayza  Nicácio, ela muitos seguidores nas redes sociais,  tem mais de um milhão de acessos no yutube, a Ray é amada pelas cacheadas.

Eu  conversei com a Rayza Nicácio foi super bacana. Ouve ai!

 

Aperte o play, para ouvir as dicas da blogueira Rayza Nicácio!

Benefícios do chocolate

Temos mais um bom motivo para comer chocolate. Está  provado que ele  faz bem para a  memória. Segundo pesquisadores italianos, horas após comer o chocolate, o raciocínio também melhora, mesmo se você estiver cansada.

Os flavonoides do cacau aumentam a circulação do sangue e , assim, o cérebro é mais bem irrigado.Além disso, a substancias benéficas  do cacau evitam a queda de desempenho dos neurônios quando envelhecemos afirmam especialistas.

De acordo com o publicado jornal Frontiers in Nutrition os próprios cientistas consomem cercam de 100 gramas de chocolate 70% todos os dias para proteger a mente.

Eu já aderi o chocolate, mas  com cuidado de não exagerar e de escolher o meio amargo.

 

 

 

Suco Saudável

Adote esse suco no seu café da manhã, aliado a um cardápio saudável ele vai ajudar a diminuir as gordurinhas.

1 ameixa-preta seca

2 fatias de abacaxi

3 folhas de hortelã

1 copo (200 ml) de água de coco

1 colher (sopa) de semente de linhaça dourada

Deixe a ameixa hidratar por oito horas na água dentro da geladeira. Junte aos outros ingredientes e bata no liquidificador. Beba imediatamente sem coar.

 

Dicas de beleza

Vou compartilhar com você dicas de beleza, que você pode fazer tranquilamente no dia a dia e com certeza terá bons resultados.

A maioria  das mulheres lutam contra celulite, é bom lembrar que não tem cura, mas tem controle.Reduza e muito os alimentos enlatados, o sal em  excesso, as comidas picantes, os refrigerantes e,principalmente álcool e cigarro.Coma muitas frutas, verduras, carne magra e tome bastante água.

Os exercícios suaves, mas aeróbicos também ajudam: Caminhar, andar de bicicleta,hidroginástica são ótimas opções.Procure usar produtos de beleza que tem ação desintoxicante para melhorar o aspecto da pele.

A barriga se perde com exercícios abdominais, para fortalecer os músculos, aeróbicos para acabar com  a gordurinha e correção de postura para coloca-la  no devido lugar.

Caminhar é um exercício fácil, barato e fantástico para as pernas e bumbuns, e você ainda perde peso desde que caminhe constantemente.

Joelhos e cotovelos pedem esfoliação, pelo menos a cada 15 dias e creme hidratante ou nutritivo todos os dias.

 

 

 

 

Chá de Camomila

Três xícaras de chá de camomila por dia após as refeições, podem melhorar os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes. Segundo pesquisadores,pessoas que ingerem o chá de camomila tem níveis mais baixo de açúcar no sangue,e mais alto de antioxidante,em comparações com quem bebe água após as refeições.Boa dica!

Diabetes

A questão do diabetes precisa ser abordado com muita seriedade, a cada dia vem aumentando e o foco na prevenção precisa ser colocado em evidencia. Antes o diabete era diagnosticado no idoso a partir dos 60 anos, hoje está cada vez mais precoce esse diagnostico. Esse número vem crescendo a industrialização vem trazendo uma facilidade de acesso a produtos alimentares que não são tão adequados, o dia a dia acaba afastando as pessoas da atividade física.

Hoje no Brasil 50% da população tem sobre peso ou obesidade, e esses são fatores de riscos importantes para o desenvolvimento do diabete.

Achei muito importante a colocação da endocrinologista Doutora Cínthia Ferraz Ponte sobre a prevenção e o tratamento adequado do diabetes. Ouve aí!

 

PARA OUVIR A ENTREVISTA, APERTE O PLAY!

Dicas+dicas

O inverno tem todo um  charme! Então selecionei dicas de beleza, estilo e decoração para você se preparar e curtir os dias frios.

Usar uma manta no sofá é uma dica bem aconchegante, tem tudo a ver com o inverno. Se o seu sofá for estampado, escolha peças lisas. Se for neutro opte por coloridas. Ou ouse e faça um mix de estampas.

Na estação mais fria do ano é hora de usar seus tricôs, cachecol e montar looks lindos de inverno.

Cuide da pele, passe hidratante ao menos uma vez ao dia, de preferência com produtos a base de silicone, ureia, pantenol e ceramidas.

O inverno é ideal para tratamentos estéticos como clareamento de manchas e esfoliação.

Dê uma pincelada de cor no ambiente. Faça arranjos com orquídeas e azaleias para alegrar a casa. Uma pedra de gelo na água aumenta a durabilidade das flores.

Faça fondue e sirva acompanhado de um bom vinho. O inverno nos convida a degustar bebidas mais encorpadas, que tragam sensação de corpo aquecido. E aí, convide o seu amor, seus amigos,a  família. Todos vão adorar um fondue de chocolate, e não se esqueça de caprichar nos acompanhamentos.

No inverno batons e esmaltes escuros, como roxos e vermelhos fechados, sofisticam o visual.

Que tal começar uma atividade física no inverno para chegar em forma no próximo verão? Mexa-se, nada de preguiça!

Dicas para aliviar o estresse e ansiedade

Saiba aqui como  a alimentação pode aliviar os sintomas do estresse e da ansiedade.

A nossa alimentação pode influenciar em todo o nosso corpo, desde a saúde dos nossos cabelos à nossa saúde mental, o que inclui o estresse e a ansiedade que, além de serem ocasionados pela falta de tempo e rotina agitada, também são causados pela má alimentação. Segundo pesquisa realizada pela International Stress Management Association , o Brasil é o segundo país com o maior nível de estresse do mundo, onde 70% da população brasileira sofre com algum tipo de estresse.

Com a rotina agitada a grande maioria  das pessoas acaba por optar pela praticidade e não pela qualidade do que está ingerindo.

A alimentação interfere diretamente na rotina, não só na produtividade e disposição para o dia, como pode aumentar os níveis de estresse e ansiedade”, explica.

O consumo desses alimentos, nas quantidades adequadas, alivia os sintomas gerados pelos altos níveis de estresse e ansiedade, prevenindo sintomas ainda mais graves e melhorando o dia a dia do paciente.

Para ajudar a controlar o estresse e a ansiedade,coloque no cardápio do dia dia,alimentos com  propriedades que aliviam os sintomas desses problemas.

 

Coco

Nutrientes Fonte:  TCM (gordura do bem), vitamina A, vitamina E e vitaminas do complexo B. Além de Potássio e magnésio.

Segundo especialistas a gordura do coco é responsável por diminuir a ansiedade por meio do controle hormonal. O potássio e o magnésio fazem a comunicação entre os neurônios responsáveis pelo pensamento e os neurônios motores, responsáveis pelos movimentos; dessa forma melhoram a agilidade nas atividades, diminuindo a fadiga e o cansaço crônicos.

O ideal é consumir 20g de coco seco ao dia.

 

Abacate

 

A gordura do abacate é uma gordura do bem, junto com seu poder antioxidante é responsável por promover a saúde do coração. Isso é importante pois o estresse em alto grau prejudica a funcionalidade do coração e do sistema cardiovascular, promovendo uma falta de regulação nos batimentos/aceleração. Além disso, o abacate diminui a produção de Cortisol (hormônio do estresse). Devido ao alto teor calórico, deve ser consumido com moderação e sem açúcar.

 

Sugestão de consumo: 3 colheres de sopa rasas ao dia.

 

Brócolis

O brócolis é um belo representante da família dos glicosinolatos, compostos para prevenção do câncer de intestino, de próstata e de mama, mas além disso é importante para o controle do estresse, uma vez que auxilia na regulação da pressão sanguínea (pessoas com nível alto de estresse sempre tem a pressão alterada), além de suas propriedades anti-inflamatórias que ajudam no relaxamento dos músculos do coração.

 

Sugestão de consumo: 1 xícara de brócolis cozido no vapor 3x na semana.

 

 

 

 

Água aromatizada

Para você que quer saúde, bem estar e beleza a melhor bebida sempre será água.

Mas para dar um saborzinho você pode colocar algumas frutas para a água se tornar aromatizada.

Você pode usar laranja, hortelã, gengibre, abacaxi, limão,… além de saudáveis, as águas aromatizadas não tem  adição de açúcares e adoçantes, as águas aromatizadas são verdadeiramente desintoxicantes e não engordam.

É uma bebida  super saudável além disso as águas aromatizadas são  decorativos para festas e reuniões.

Água de abacaxi

Com a combinação perfeita: abacaxi e folhas de hortelã,  você pode fazer uma água aromatizada refrescante  para beber quando quiser durante todo o dia. Para prepará-la, coloque  em uma jarra com tampa, água, 2 a 4 pedaços de abacaxi e 2 raminhos de hortelã. E deixe descansar na geladeira por meia hora.

Água de limão e gengibre

Para um litro de água, coloque meio limão cortado em fatias finas e um pedaço de raiz de gengibre fresco..

Água de laranja, com gengibre e canela

Em uma jarra de um litro de  água, rale a casca de 1 laranja e  um pedaço de gengibre de 50 gramas. Acrescente 2 laranjas em rodelas e o resto do gengibre em lâminas.Finalize com 30 gramas de  canela em pau.

 

Dicas para despertar o cérebro

Para muitas pessoas, uma xícara de café logo pela manhã é essencial para despertar o cérebro e garantir o pique necessário para encarar um dia de trabalho. Mas quem não aprecia ou sente desconforto com o café, pode ainda turbinar a mente e o metabolismo com outras  alternativas bastante simples.

Selecionei algumas dicas que podem te ajudar a acordar mais rápido.

A melatonina é um hormônio secretado pelo cérebro durante à noite que ajuda a regular o sono. Portanto, para driblar a preguiça, basta abrir as cortinas e ficar exposta à iluminação natural  para diminuir a produção de melatonina.

Tomar uma chuveirada também ajuda a despertar, já que a água fria ativa no cérebro a região que nos deixa alertas e ainda acelera o metabolismo, reduzindo a fadiga.

No café da manhã uma  refeição equilibrada, saudável e que garante saciedade logo cedo ajuda a despertar e manter o pique durante o dia. O hábito ainda contribui para a perda de peso.

O suco de laranja é bem vindo, já que a  bebida cítrica é rica em moléculas relacionadas ao aumento de funções cognitivas e contribui para manter a mente alerta.

Coloque  atividades físicas logo cedo isso melhora a concentração, aumenta os níveis de oxigênio no cérebro e ainda afasta completamente a preguiça.

Ouvir a sua música  preferida logo pela  manhã aumenta a excitação mental e ativa áreas do cérebro associadas aos movimentos físicos, deixando você mais animada e alerta depois de uma noite de sono.

Salada saudável

Você come verduras e legumes todos os dias?

Saiba que é importante consumir 3 porções diárias desses alimentos. Então, dê uma passadinha na feira, faça boas compras e faça saladas lindas e nutritivas. Que tal esta dica?

INGREDIENTES

Alface rasgadinha

Tomate cortado em cubos sem sementes

Cenoura ralada

Passas

Maionese misturada ao Katchup (1 vidro pequeno de maionese para 2 colheres de katchup)

Torresminho de bacon

Batata palha

MODO DE FAZER

Misture a alface rasgadinha, a cenoura ralada, o tomate cortado em cubos e as passas. Coloque em uma saladeira, cobrir com uma camada de maionese que foi misturada ao katchup e salpicar torresminhos de bacon, colocar uma nova camada de alface, cenoura, tomate e passas, cobrir com o molho de maionese e katchup, salpicar torresminhos de bacon e finalizar com batata palha.

Para estar bem

Rir é gostoso, relaxante e, ainda por cima, faz bem à saúde.
Há pesquisas que mostram que sorrir fortalece o sistema imunológico, aumenta a frequência cardíaca e reduz a pressão arterial.
Para completar, quando você sorri, previne rugas, porque promove uma ginástica facial que enrijece a musculatura.
Então, salve a simpatia. Uma pesquisa concluiu que 80% dos sorrisos servem para atenuar a hostilidade e a agressão.
Ao sorrir, mostramos que somos pacíficos. Isso facilita qualquer convívio entre as pessoas. Então, sorria muito!!!

Benefícios da pitaya

A pitaya é  uma fruta pitoresca originária de algumas regiões da América do Sul, mas que também já é cultivada em outros países do mundo, é considerada por muitos a fruta emagrecedora do momento.

Originária do México e de países da América Central, a pitaya parece ter desembarcado de vez no Brasil,principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Paraná.

No Brasil as versões mais consumidas são a de casca rosa com polpa avermelhada e a de casca rosa com a polpa branca.

A pitaya concentra poucas calorias,e  apesar de doce, não é um alimento rico em açúcar.

Os principais benefícios da Pitaya são:

*Ajuda a Eliminar os Radicais Livres

*Ótima para Perder de Peso

* Diminuir a chances de pegar gripe

* Diminuir o Colesterol Ruim

* Ajuda no Funcionamento do Intestino

De todas as  variedades de pitaya, a única que de fato é apreciada pelas pessoas que desejam perder peso é a variedade com o interior na cor vermelha, já que essa variedade é a única que possui propriedades antioxidantes, o que ajuda na prevenção dos radicais livres, que ajudam no acumulo de gordura.

Já a pitaya que possui a casca vermelha é muito apreciada por causa do alto teor de vitamina C que ela apresenta. E por este motivo, ela é muito consumida por quem deseja reduzir as chances de pegar um resfriado ou uma gripe, por exemplo.

Há ainda estudos preliminares que indicam que as três variedades de pitaya ajudam a diminuir a presença de colesterol ruim na corrente sanguínea, bem como auxiliam também na redução da pressão arterial das pessoas que consomem a fruta.

Benefícios do café da manhã

Capriche no café da manhã, afinal é a sua primeira refeição do dia.

Segundo pesquisas, ficar em jejum no inicio do dia aumenta em 3 vezes o risco de obesidade, diabete e infarto. É bom lembrar que a primeira refeição do dia aumenta o humor e dá energia, aumenta a sensação de saciedade e ajuda a emagrecer, e ainda fortalece as defesas naturais do corpo.

Página 1 de 4

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén