Blog da Tetê

por Tetê Proba

Categoria: Bem estar (Página 1 de 6)

Dicas de hidratação para o verão

Durante o verão, com o aumento da temperatura torna-se importante um cuidado maior com a hidratação do corpo, uma vez que as perdas de água pelo organismo tornam-se maiores.

A nutricionista Ana Luiza Alecrim, deu ótimas dicas para uma boa hidratação no verão.

PARA OUVIR AS DICAS DA NUTRICIONISTA ANA LUIZA  APERTE O PLAY!

Cuidados com o Colo

Os cuidados com o colo é tão importante quantos os cuidados com rosto. Vou confessar pra vocês que as vezes eu esqueço.

É muito simples cuidar do colo, uma vez por semana use um bom esfoliante,  massageie a região do colo com delicadeza. Os cremes devem ser aplicados em movimentos que começam no queixo e descem em direção ao colo. E não se esqueça de uma boa máscara.

Vou ensinar agora uma máscara caseira, para você fazer em casa.

Você vai usar polpa de tomate batido, uma clara de ovo, e aplique no colo. Deixe por 30 minutos e retire com água gelada, para revitalizar e hidratar.

Não esqueça de usar protetor solar.Atenção ao usar o perfume, para evitar manchas avermelhadas,   fica a dica o decote “V” valoriza muito o colo, então abuse.

 

Cuidados com a imunidade

O que você coloca no prato pode proteger o organismo das gripes e resfriados que aparecem no inverno.Caprichar nos cuidados com a imunidade pode nos ajudar a passar o inverno com mais saúde.

E a alimentação balanceada é uma boa alternativa.Com ela garantimos uma  dose diária de vitaminas e minerais necessários para a proteção do nosso sistema imunológico.

Enriqueça o cardápio com as frutas cítricas, Laranja, acerola, kiwi.Além de brócolis, couve e pimentão verde e vermelho  que também são ricos em vitamina C, um antioxidante que aumenta a resistência do organismo.

Alimentos ricos em zinco não podem ser esquecidos, essa substancia deixa as células bem mais resistentes contra invasores externos, e pode ser encontrada nas carnes, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico).

Além do zinco, as nozes, castanhas, amêndoas também são ricas em vitamina E, que aumenta a atividade das células e diminui a produção de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular.

 Presente no azeite e no salmão, o ômega 3 auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações, contribuindo para a imunidade do corpo.

O gengibre  é rico  em vitaminas C e B6. E tem  ação bactericida, que além de ajudar a tratar inflamações da garganta, auxilia nas defesas do organismo.

O alho reduz e dilui o muco nos pulmões, sendo eficaz contra tosse persistente e bronquite. Por ser rico em vitamina A, C e E, alho é um forte aliado para reforçar o sistema imunológico.

Já a cebola é uma verdadeira fonte de benefícios: tem propriedades anti-inflamatórias, antivirais, antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas. É recomendada para afastar gripes, resfriados e infecções em geral.

Momento Pet

Não é novidade que a presença dos animais de estimação tem o poder de nos proporcionar alegria e qualidade de vida por meio de brincadeiras, descontração e muito amor e carinho.

Aliás, atualmente, médicos especialistas indicam o contato de crianças e idosos com esses bichinhos a fim de proporcionar inúmeros estímulos físicos, psíquicos e sociais.

Entre os benefícios citados pelos profissionais da saúde podemos mencionar, por exemplo, que crianças que crescem com animais desde pequenas têm menos chance de adquirir alergias e problemas respiratórios no futuro.

Do ponto de vista social e emocional, um animal de estimação pode ainda ser uma importante ferramenta para os exercícios afetivos diários que uma criança deve realizar.

As noções de ética e de responsabilidade também podem ser trabalhadas desde cedo ao ver os adultos cuidando e interagindo com os pets, além de ser um importante estímulo e contribuir significativamente para o desenvolvimento cognitivo da criança.

Com os idosos, a presença de um animalzinho  traz diversas experiências bastante importantes para o aumento da expectativa de vida.

Além de ser uma motivação para realizar atividades físicas (como levar o animalzinho para um passeio), o bicho pode ser uma excelente companhia, contribuindo assim para evitar o sentimento de isolamento e solidão que, muitas vezes, acometem a várias pessoas idosas.

Os momentos de brincadeira e descontração com os pets podem  melhorar o humor, aumentar a sensação de bem-estar. Ou seja, esses bichinhos podem se tornar verdadeiros remédios com o poder de tornar a vida de muitas pessoas bem mais feliz e saudável. Só notícia boa, né?

 

Truques para disfarças as olheiras

Disfarçar as olheiras é uma grande preocupação das mulheres quando o assunto é beleza. Pesquisei sobre os cuidados com as olheiras, selecionei algumas dicas e vou dividir com vocês.

 Para descongestionar a área dos olhos e  amenizar as olheiras fica a dica! Deixe uma colher de café imersa em um copo de água com gelo ate a colher ficar bem fria, deslize na área das olheiras, sempre  de dentro pra fora.

O melhor corretivo para disfarçar as olheiras é o liquido. Como as versões cremosas e em bastão, são mais grossas, tendem a marcar mais as linhas de expressão.

Na hora de usar o corretivo tenha cuidado, aplique em pequenas quantidades. Se a região continuar aparente, é sinal de que você pode aplicar ainda mais. Já se ela tiver muito marcada, a cobertura está exagerada.

Depois de passar a base, deposite um pouco de corretivo do mesmo tom da sua pele na parte mais escura. Com o dedo espalhe o produto dando leve  batidinhas, puxando um pouco em direção a raiz dos cílios e das maças do rosto.

Na linha mais profunda das olheiras o ideal é aplicar um corretivo em um tom mais claro.Para saber qual e o tom do corretivo ideal para a sua pele, peça uma dica para a pessoa que faz sua maquiagem, ai não tem erro.

 

Filé de Peixe Com Molho de Pepino

Perder apenas algumas horas de sono durante a noite nos faz ficar mais irritados e estressados. O descanso insuficiente aumenta a sensação de ansiedade .

Novo estudo revela que o peixe quando incluído no cardápio melhora as noites de sono. Mesmo comendo  peixe apenas uma vez por semana já faz diferença.

A minha sugestão para você ter noites maravilhosas de sono e uma alimentação saudável, é incluir o peixe no cardápio da semana. Então anote ai uma receita deliciosa, filé de peixe com molho de pepino.

Ingredientes:

Molho

1 pepino pequeno, sem casca e sem sementes, cortado em cubos

1 xícara (chá) de iogurte natural desnatado

2 colheres (sopa) de hortelã fresca picada

1 colher (sopa) de suco de limão

1 dente de alho picado

½ colher (chá) de cominho em pó

sal e  pimenta a gosto.

 Modo de preparo:

Molho

Em uma tigela, junte pepino, iogurte, hortelã e suco de limão.Acrescente alho, cominho, sal e pimenta.Tampe e leve à geladeira por 30 minutos.

 Peixe

1 filé de tilápia cortado em 4 partes

Sal e pimenta do reino a gosto

 Modo de preparo:

Tempere o peixe com sal e pimenta.Leve para grelhar em fogo médio até dourar (cerca de 3 minutos cada lado).Sirva cada porção de peixe com o molho de pepino por cima.

 

Óculos de sol

As vezes nem percebemos, mas alguns erros que cometemos no dia a dia podem sabotar a beleza e acelerar o processo de envelhecimento da pele.

A dica é usar sempre o  óculos escuro, além de dar um charme no look, os óculos escuros reduzem as linhas de expressão em volta dos olhos.

Os óculos protegem  a pele dos raios UV, evita os famosos pés de galinha e protege as pálpebras e globo ocular, que são tão sensíveis quanto o resto do rosto. Na hora de escolher, certifique-se de que as lentes tenham proteção UV.

Selecionei algumas inspirações de óculos que são super tendência, olha ai!

 

Benefícios do gengibre

Sabe aquele  chá de gengibre que as avós indicava  para melhorar o resfriado?Pois bem, além de afastar o resfriado , segundo especialista, o gengibre  também pode emagrecer e deixar a pele linda  longe das celulites. Mas é preciso ficar atenta para o jeito de consumir o gengibre.

Você deve consumir o gengibre fresco e cru, uma boa opção é ralar um pedaço de gengibre e colocar na salada de fruta ou acrescentá-lo aos ingredientes do suco.

O gengibre é ótimo para a sua beleza, mas cuidado tudo tem que ter equilíbrio, quem come demais o gengibre pode sentir  incômodos no estomago. O indicado são dois pedaços de cerca de 3 cm diariamente, o que dá por volta de 2 colheres de chá do gengibre ralado. Outra dica: é colocar o gengibre ralado na água e beber durante o dia.

O gengibre tem ação termogênica.  Quanto menos toxina, a célula trabalha melhor, deixando o metabolismo acelerado e apressando a queima de calorias. Isso faz com que a pessoa perca essas medidas mais facilmente ao longo do dia.

E combate a celulite porque ele tem ação anti-inflamatória que ajuda muito a manter a pele lisa e sem celulite. Tem um suco com gengibre que é gostoso e é ótimo para combater a celulite. Você vai usar uma medida de água, folhas de couve, erva-cidreira, uma colher de semente de chia, e um pedaço de 2 cm de gengibre. É só bater e tomar em seguida.

Uma outra dica é aquecer o frio  com delicioso chá de gengibre. Para ficar em forma e mais bonita coloque o gengibre no cardápio do dia-a-dia.

 

 

 

Benefícios do abacate

No dica de especialista a Nutricionista Ana Luiza Alecrim, falou sobre os benefícios do abacate.  Essa fruta  além de deliciosa,é tudo de bom para a saúde e para a beleza.

PARA OUVIR AS DICAS DA NUTRICIONISTA ANA LUIZA, APERTE O PLAY!

Benefícios do café da manhã

A maioria das pessoas tem a vida agitada, vive com pressa e sem tempo para fazer coisas simples do dia a dia, como tomar o café da manhã.

Mas pular está refeição pode trazer prejuízos para a saúde e até ajudar a engordar. Como é primeira refeição do dia, o café da manhã é importante para quebrar o jejum prolongado após a noite de sono.

Segundo endocrinologistas   reservar um tempo para essa refeição pode prevenir o ganho de peso, e beneficiar a saúde.

Isso acontece porque o hormônio da fome aumenta muito em longos períodos sem comer e, para compensar, a pessoa come mais depois, o que favorece o aumento de peso.

Ao acordar os níveis de açúcar no sangue estão muito baixos e devem ser repostos para fornecer energia para o resto do dia.

Quando a pessoa fica sem se alimentar, ela fica sem energia e pode ter dificuldade para realizar tarefas durante a manhã. Além disso, a falta do café da manhã pode também diminuir o desempenho intelectual e a resistência na hora de realizar atividades físicas.

Se você está acostumada ficar sem o café da manhã é preciso um pouco de esforço e insistência para mudar os hábitos:

Acorde 5 minutos antes e coma mesmo sem fome isso vai fazer uma grande diferença. Segundo nutricionistas o café da manhã perfeito precisa ter proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, vitaminas e minerais. Isso pode ser adquirido na refeição mais comum, pão com manteiga, café com leite e uma fruta ou então um pote de iogurte desnatado com cereal ou uma fruta, uma fatia de queijo e uma torrada.

 

Atividade Fisica

O preparador físico da Unimed Três Vales, João Paulo Correia falou sobre a importância da atividade física no dia a dia para ter saúde.

PARA OUVIR A ENTREVISTA, APERTE O PLAY!

Óculos de Sol

As vezes nem percebemos, mas alguns erros que cometemos no dia a dia podem sabotar a beleza e acelerar o processo de envelhecimento da pele.

A dica é usar sempre o  óculos escuro, além de dar um charme no look, os óculos escuros reduzem as linhas de expressão em volta dos olhos. Ele protege a pele dos raios UV, evita os famosos pés de galinha e protege as pálpebras e globo ocular, que são tão sensíveis quanto o resto do rosto. Na hora de escolher, certifique-se de que as lentes tenham proteção UV.

Selecionei algumas inspirações de óculos que são super tendência…olha ai!


Lanches Antiestresse

Você já reparou que quando estamos estressados muitas vezes tentamos aliviar o stress na comida?

Quando o estresse se torna crônico, o cérebro começa a cobrar mais energia do corpo e por isso muitas pessoas acabam descontando a ansiedade na comida.

Os alimentos que conseguem amenizar os sintomas do estresse são aqueles que possuem boas fontes de proteínas e gorduras. Além das proteínas e gorduras, também ajudam os compostos como vitaminas do complexo B, zinco e magnésio, afirmam especialistas.

Então é bom ficar atento na hora de preparar o cardápio, saiba aqui dicas de nutricionistas de alimentos que vão te ajudar a desestressar:

O cacau contém fitoquímico especial para diminuir o cortisol, que é o hormônio do estresse. Uma boa ideia é derreter o chocolate 70% cacau no iogurte natural e bater com morango. Isso vai criar um pudim delicioso que pode ser armazenado por até 4 dias na geladeira.

A banana quando  associada à nozes e pasta de amendoim 100% integral, forma uma mistura que melhora o foco e a concentração, ajudando também no aumento da produtividade no trabalho.A dica é misturar em um potinho a banana com pasta de amendoim e nozes + canela.

 

Aveia + iogurte, essa combinação contém triptofano e vitaminas B, que formam a serotonina quando combinados, que é o hormônio da felicidade e bem estar.

 

O chá Branco  é cheio de energia, ele possui cafeína e uma outra substância que dão um pique e ajudam a manter o foco.

 

Chips de coco, é um alimento com bom potencial de concentração de gorduras que contém substâncias que fornecem energia rapidamente e ajudam a acelerar o metabolismo.

As gorduras do abacate trazem calmaria e diminuem a vontade de comer doce ou sanduíches.

 

 

Benefícios do limão

A dica de especialista é com a nutricionista Ana Luiza Mendes. Ela falou sobre os benefícios do limão.

PARA OUVIR AS DICAS APERTE O PLAY!

Nutricionista Ana Luiza Alecrim

Você sabia que a  alimentação tem a ver com a TPM(tensão pré-menstrual). A nutricionista Ana Luiza Alecrim falou sobre esse assunto.

PARA OUVIR A ENTREVISTA APERTE O PLAY!

Suco Saudável

Vou dividir com vocês a receita de um suco saudável e delicioso.

Ingredientes:

Duas fatias de melancia picada e sem sementes.

10 morangos

Folhinhas de manjericão

Água de coco

É só bater e servir em seguida.

Dicas para beber água

Você  já sabe  que beber água é importante, para a saúde e  bem estar principalmente no verão. Manter o corpo hidratado é fundamental para garantir  o funcionamento dos rins, digestão e até mesmo no equilíbrio da temperatura corporal.

Perdemos água o dia todo pela urina, fezes, respiração e suor. Por isso é tão importante manter a hidratação e ao se exercitar, tome mais água para repor o que foi perdido.

Para beber mais água aposte na água saborizada. Vale colocar pedaços de frutas, gengibre, hortelã, um pouco de suco de laranja, gotas de limão, enfim, algo que agrade seu paladar. Também vale deixar cubos de gelo para ter água sempre fresca.

Priorize sucos naturais de frutas, água de coco e chás no lugar de bebidas açucaradas como sucos de caixinha e refrigerantes.

Faça da garrafinha de água uma companheira. Onde quer que você vá, leve uma junto com você. Isso vai ajudar a mantê-la hidratada. Deixar uma garrafa ou um copo com água na mesa do trabalho pode lembrá-la de beber mais água durante o dia, afinal, a água está ali bem na sua frente, não adianta usar o esquecimento como desculpa.

Comprar uma garrafa nova, um squeeze ou um copo bonito só para esta função pode servir de estímulo. Para crianças, as garrafinhas com personagens de desenho animado e super-heróis ajudam a motivar o consumo  de água.

Uma outra dica é colocar um alerta no celular ajuda a lembrar de  tomar água.

 Salada no prato, dê preferencias a alimentos com bastante água, alface, couve, brócolis, repolho e beterraba.Gente  hoje eu dividi com vocês várias dicas, não tem desculpa para deixar de tomar a água no seu dia a dia,tá.

 

 

 

Hábitos de vida saudáveis para as crianças

 

Maus hábitos alimentares iniciados cada vez mais cedo, somados ao sedentarismo, são os principais responsáveis pelo aumento da obesidade infantil.

Segundo  o pediatra Dr Gilson Pereira, cada vez mais cedo as crianças são apresentadas a alimentos gordurosos ou com muito carboidrato, como bolo, pão doce, batata frita e biscoito recheado, e com adição de açúcares.

Para evitar que os pequenos sofram desses males, é importante que os pais adquiram hábitos de vida saudáveis para dar o exemplo aos filhos. As crianças, inconscientemente, copiam o comportamento alimentar dos pais e parentes próximos. É necessário que os responsáveis se conscientizem e mudem seus hábitos para evitar que a criança se torne um adulto obeso. Para manter uma alimentação saudável, para as crianças e toda a família, não compre biscoitos recheados, pizzas, hambúrgueres e batatas fritas com frequência.

Outra medida que parece simples, mas contribui para a disciplina alimentar, é não deixar que as crianças se alimentem enquanto assistem televisão ou jogam videogame.

Ainda segundo o pediatra Dr Gilson Pereira, barganhas e promessas baseadas em comida também devem ser evitadas, como por exemplo: ‘Se você fizer o dever de casa eu te levo para comer pizza e sorvete esta semana.

Meditação

Estudos comprovam que o poder da meditação vai além do que se imaginava. Meditar traz benefícios em diversas áreas da saúde, sendo o relaxamento um dos principais. Então coloque essa dica no topo da sua lista e faça da meditação uma prática constante no seu dia a dia!

É simples de fazer, procure um cantinho aconchegante na sua casa, coloque uma música suave, feche os olhos, puxe ao ar e solte devagarzinho, imagine um lugar bem lindo, que você se sinta feliz, leve…são apenas alguns minutos que fazem toda a diferença, experimente…

Sabonete facial: Farmácia Indiana

Sabonete facial não é tudo igual! Descubra qual escolher de acordo com o seu tipo de pele  assim você vai evitar oleosidade excessiva, acne ou ressecamento!

Os dermatologistas costumam dividir a pele em quatro grupos:

–  Pele Normal é aquela  pele macia, com poros discretos e sempre lisinha.

– A Pele Oleosa tem brilho excessivo, poros aparentes e forte presença de cravos e espinhas.

– A pele Seca é  áspera e porosa, com sensação de estar “craquelando” e soltando várias pelinhas mortas.

– A pele Mista é  oleosa na zona T (testa, nariz e queixo) e seca na região das bochechas, perto da boca e rente às sobrancelhas.

Estive na Farmácia Indiana para ver as opções de sabonetes para os diversos tipos de pele para indicar para você.

Para quem tem pele normal a mista eu indico o sabonete Glycare, ele contém ácido glicólico. Esse sabonete remove as impurezas da pele sem ressecar.

Se você tem  pele oleosa eu indico a linha da Actine, o sabonete  controla a oleosidade sem ressecar e previne Acne.

A linha Normaderm da Vichy é uma outra opção para pele oleosa  e pele com tendência a acne.

E para  reduzir o excesso de oleosidade com suavidade  eu indico o sabonete Effaclar da La Roche-Posay. Ele é ótimo!

Se a sua pele é seca e sensível  o sabonete  Cetaphil Restora Derm é perfeito. Ele restaura a pele.

Aplicando o sabonete facial pela manhã e a noite  você vai sentir uma melhora na pele em poucos dias.

Espero que eu tenha ajudado você, a escolher o sabonete ideal para o seu tipo de pele. A Farmácia Indiana tem as melhores marcas de sabonete para a beleza da sua pele com preços excelentes.

 

Página 1 de 6

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén