Blog da Tetê

por Tetê Proba

Categoria: Saúde (Página 1 de 10)

Dia Nacional de Combate ao Colesterol

Essa semana foi comemorado o dia Nacional de Combate ao Colesterol. Esse dia foi estabelecido para uma maior  conscientização e prevenção de doenças cardiovasculares.

E a informação é uma das melhores formas de prevenção. Eu convidei a nutricionista do Espaço Viver Bem, da Unimed, Ana Luiza Alecrim para uma entrevista no programa Tempo Mulher” na rádio 98 fm. Ana Luiza falou  sobre as maneiras de prevenir o colesterol.

APERTE O PLAY PARA OUVIR A ENTREVISTA!

Agosto Dourado

O dia 1º de agosto é conhecido como o Dia Mundial da Amamentação, ”Agosto  Dourado” é o mês de incentivo do aleitamento materno. A cor foi escolhida em referência ao “padrão ouro” de qualidade do leite materno.

O mês será de eventos para promover a amamentação natural e melhorar a saúde do bebê. O objetivo da campanha é sensibilizar a sociedade sobre a importância de todos contribuírem para garantir às mães a prática do aleitamento materno.

Os homens se perguntam o que podem fazer.Eles  podem fazer  um carinho, fazer um ambiente confortável, ajeitar uma almofada nas costas da mãe, trazer um copo de água. Assim eles estarão participando desse momento de carinho e  criando um vínculo ainda maior com o bebê.

As avós podem oferecer uma alimentação mais saudável, colocar para arrotar, trocar a fralda. São essas pequenas coisas que dão tranquilidade para a  mãe elevar a produção de leite.

O aleitamento materno é a melhor e mais barata maneira de dar aos recém-nascidos os nutrientes necessários no início da vida para que possam se desenvolver bem. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a amamentação exclusiva a partir da data do nascimento até os seis meses do bebê. Após esse período, indica que as mães continuem a dar leite materno junto com outros tipos de dieta até os dois anos ou mais.

O leite materno além de funcionar como  uma vacina natural e ser de fácil digestão, ele é um alimento completo contendo vitaminas, proteínas, gorduras e minerais necessários ao desenvolvimento da criança.Para mãe, além de ajudar na recuperação pós-parto, estudos já demonstram que reduz os riscos do desenvolvimento de câncer de mama e ovário e do diabetes tipo 2.

Além de incentivar a prática, o objetivo da campanha do aleitamento é encorajar e apoiar as mulheres para que elas tenham o direito e se sintam confortáveis para amamentar o bebê a qualquer momento, em qualquer lugar.

Algumas famosas já usaram suas contas do instagram para postar cliques desse momento tão bonito entre mãe e filho, mostrando que a amamentação é algo natural e deve acontecer quando e onde for necessário. A amamentação além de estimular o vínculo afetivo entre mãe e bebê, traz inúmeros benefícios à saúde de ambos.

Cuidados com a imunidade

O que você coloca no prato pode proteger o organismo das gripes e resfriados que aparecem no inverno.Caprichar nos cuidados com a imunidade pode nos ajudar a passar o inverno com mais saúde.

E a alimentação balanceada é uma boa alternativa.Com ela garantimos uma  dose diária de vitaminas e minerais necessários para a proteção do nosso sistema imunológico.

Enriqueça o cardápio com as frutas cítricas, Laranja, acerola, kiwi.Além de brócolis, couve e pimentão verde e vermelho  que também são ricos em vitamina C, um antioxidante que aumenta a resistência do organismo.

Alimentos ricos em zinco não podem ser esquecidos, essa substancia deixa as células bem mais resistentes contra invasores externos, e pode ser encontrada nas carnes, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico).

Além do zinco, as nozes, castanhas, amêndoas também são ricas em vitamina E, que aumenta a atividade das células e diminui a produção de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular.

 Presente no azeite e no salmão, o ômega 3 auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações, contribuindo para a imunidade do corpo.

O gengibre  é rico  em vitaminas C e B6. E tem  ação bactericida, que além de ajudar a tratar inflamações da garganta, auxilia nas defesas do organismo.

O alho reduz e dilui o muco nos pulmões, sendo eficaz contra tosse persistente e bronquite. Por ser rico em vitamina A, C e E, alho é um forte aliado para reforçar o sistema imunológico.

Já a cebola é uma verdadeira fonte de benefícios: tem propriedades anti-inflamatórias, antivirais, antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas. É recomendada para afastar gripes, resfriados e infecções em geral.

Entrevista com Ana Luiza Alecrim:Glúten

O glúten é conhecido como um dos vilões da alimentação. Eu conversei com a nutricionista Ana Luiza Alecrim sobre os efeitos do glúten.

APERTE O PLAY PARA OUVIR!

Filé de Peixe Com Molho de Pepino

Perder apenas algumas horas de sono durante a noite nos faz ficar mais irritados e estressados. O descanso insuficiente aumenta a sensação de ansiedade .

Novo estudo revela que o peixe quando incluído no cardápio melhora as noites de sono. Mesmo comendo  peixe apenas uma vez por semana já faz diferença.

A minha sugestão para você ter noites maravilhosas de sono e uma alimentação saudável, é incluir o peixe no cardápio da semana. Então anote ai uma receita deliciosa, filé de peixe com molho de pepino.

Ingredientes:

Molho

1 pepino pequeno, sem casca e sem sementes, cortado em cubos

1 xícara (chá) de iogurte natural desnatado

2 colheres (sopa) de hortelã fresca picada

1 colher (sopa) de suco de limão

1 dente de alho picado

½ colher (chá) de cominho em pó

sal e  pimenta a gosto.

 Modo de preparo:

Molho

Em uma tigela, junte pepino, iogurte, hortelã e suco de limão.Acrescente alho, cominho, sal e pimenta.Tampe e leve à geladeira por 30 minutos.

 Peixe

1 filé de tilápia cortado em 4 partes

Sal e pimenta do reino a gosto

 Modo de preparo:

Tempere o peixe com sal e pimenta.Leve para grelhar em fogo médio até dourar (cerca de 3 minutos cada lado).Sirva cada porção de peixe com o molho de pepino por cima.

 

Óculos de sol

As vezes nem percebemos, mas alguns erros que cometemos no dia a dia podem sabotar a beleza e acelerar o processo de envelhecimento da pele.

A dica é usar sempre o  óculos escuro, além de dar um charme no look, os óculos escuros reduzem as linhas de expressão em volta dos olhos.

Os óculos protegem  a pele dos raios UV, evita os famosos pés de galinha e protege as pálpebras e globo ocular, que são tão sensíveis quanto o resto do rosto. Na hora de escolher, certifique-se de que as lentes tenham proteção UV.

Selecionei algumas inspirações de óculos que são super tendência, olha ai!

 

Benefícios do gengibre

Sabe aquele  chá de gengibre que as avós indicava  para melhorar o resfriado?Pois bem, além de afastar o resfriado , segundo especialista, o gengibre  também pode emagrecer e deixar a pele linda  longe das celulites. Mas é preciso ficar atenta para o jeito de consumir o gengibre.

Você deve consumir o gengibre fresco e cru, uma boa opção é ralar um pedaço de gengibre e colocar na salada de fruta ou acrescentá-lo aos ingredientes do suco.

O gengibre é ótimo para a sua beleza, mas cuidado tudo tem que ter equilíbrio, quem come demais o gengibre pode sentir  incômodos no estomago. O indicado são dois pedaços de cerca de 3 cm diariamente, o que dá por volta de 2 colheres de chá do gengibre ralado. Outra dica: é colocar o gengibre ralado na água e beber durante o dia.

O gengibre tem ação termogênica.  Quanto menos toxina, a célula trabalha melhor, deixando o metabolismo acelerado e apressando a queima de calorias. Isso faz com que a pessoa perca essas medidas mais facilmente ao longo do dia.

E combate a celulite porque ele tem ação anti-inflamatória que ajuda muito a manter a pele lisa e sem celulite. Tem um suco com gengibre que é gostoso e é ótimo para combater a celulite. Você vai usar uma medida de água, folhas de couve, erva-cidreira, uma colher de semente de chia, e um pedaço de 2 cm de gengibre. É só bater e tomar em seguida.

Uma outra dica é aquecer o frio  com delicioso chá de gengibre. Para ficar em forma e mais bonita coloque o gengibre no cardápio do dia-a-dia.

 

 

 

Colesterol em Crianças e Adolescentes

A nutricionista  Ana Luiza Alecrim, do espaço Viver Bem da Unimed Tres Vales,  falou sobre uma questão que esta preocupando muito os pediatras, os pais  que é o aumento do colesterol em crianças e adolescentes.

PARA OUVIR A ENTREVISTA APERTE O PLAY!

 

Dicas do alergista Doutor Gilson Pereira

No inverno é preciso priorizar alguns cuidados com a saúde, principalmente  com as crianças, idosos e pessoas propensas a doenças respiratórias. Eu conversei com o alergista Dr Gilson Pereira e ele falou sobre a mudança de alguns hábitos do dia a dia, e deu algumas dicas para enfrentar os dias frios com mais saúde.

Segundo o  alergista e pediatra Dr. Gilson Pereira alguns hábitos como fechar os ambientes em casa, no trabalho, no carro e até mesmo no transporte coletivo, acabam atrapalhando a imunidade do organismo. Esse enclausuramento  é um fator de risco e facilita a proliferação de vírus pelo ambiente. E os ácaros, fungos e mofo  proliferarem mais rapidamente.

Por isso é importante fazer circular o ar no ambiente, deixando uma fresta da janela aberta em casa, no carro é preciso também evitar as aglomerações, aconselha  o alergista Dr Gilson Pereira.

Um  outro cuidado que não pode ser esquecido principalmente pelos alérgicos é  lavar as roupas que estão guardadas por mais tempo antes de usar de preferência com água quente.

O período frio também vem acompanhado da proliferação de vírus respiratórios, que aumentam  a gripe, o resfriado e a rinite alérgica. O alergista Dr. Gilson Pereira explica  que os pacientes com asma devem ter mais atenção, já que o frio simula a contração do pulmão e pode agravar o problema. A vacina contra gripe é de grande importância, como medida de prevenção.

Para amenizar os sintomas, Dr. Gilson Pereira aconselha  lavar o nariz com solução fisiológica  quando necessária.

Tomar água é importante para hidratar o organismo e, principalmente, a mucosa respiratória. Com o ar mais seco a pessoa fica mais predispostas as alergias, principalmente nos olhos e na mucosa respiratória.

Para deixar o ambiente em que você está mais úmido, basta colocar uma toalha de banho molhada aberta em cima de uma cadeira, por exemplo. As gotículas de água que evaporam são suficientes para deixar o ambiente mais úmido e saudável.

Deve se evitar banhos muito quentes e demorados. O alergista Dr. Gilson Pereira alerta que levando em conta essas dicas e mudando  alguns hábitos você vai passar o inverno com mais saúde e bem estar.

  

Dicas do Doutor Igor Bracks

No  quadro dica de especialista  o periodontista Doutor Igor Bracks falou  sobre o efeito  das pastas branqueadoras nos dentes.

APERTE O PLAY PARA OUVIR !

Conjutivite

A conjuntivite é uma das doenças oculares mais frequentes no inverno.O oftalmologista Dr Izac Ferreira Augusto,  participou de uma entrevista no programa Tempo Mulher na rádio 98 fm, e falou  sobre a conjuntivite os cuidados e  a prevenção.

PARA OUVIR A ENTREVISTA APERTE O PLAY!

Doutora Ana Catarina Dantas: Vacina da Gripe

Você tem dúvidas sobre a vacina da gripe?  A especialista em medicina de família, doutora Ana Catarina Dantas falou sobre esse assunto no Programa Tempo Mulher na rádio 98 fm.

APERTE O PLAY PARA OUVIR A ENTREVISTA !

Benefícios do abacate

No dica de especialista a Nutricionista Ana Luiza Alecrim, falou sobre os benefícios do abacate.  Essa fruta  além de deliciosa,é tudo de bom para a saúde e para a beleza.

PARA OUVIR AS DICAS DA NUTRICIONISTA ANA LUIZA, APERTE O PLAY!

Saúde Bucal

O Periodontista o Doutor Igor Bracks participou do quadro Dicas de Especialista do Programa Tempo Mulher na rádio 98 fm. Ele falou sobre retração da gengiva e prevenção.

PARA OUVIR A ENTREVISTA APERTE O PLAY!

Atividade Fisica

O preparador físico da Unimed Três Vales, João Paulo Correia falou sobre a importância da atividade física no dia a dia para ter saúde.

PARA OUVIR A ENTREVISTA, APERTE O PLAY!

Nutricionista Bertha Gazel

A dica de especialista é com a   nutricionista Bertha Gazel: Saiba como escolher os alimentos para ter mais saúde, equilíbrio e bem estar.

PARA OUVIR AS DICAS, APERTE O PLAY!

Salada de tomate cereja

Coloque o tomate na mesa com muito sabor, anota a receita da salada de tomate cereja.

Ingredientes:

500 gramas de tomate cereja

1 cebola pequena

3 dentes de alho

1 xícara (chá) de azeite de oliva

sal

pimenta-do-reino a gosto

salsa (ou salsinha) a gosto

Lave os tomates-cereja e corte-os ao meio.Fatie a cebola, pique os dentes de alho em cubinhos pequenos e reserve cada ingrediente separado.

Aqueça o azeite em uma frigideira.Junte a cebola e o alho e refogue-os até o alho começar a dourar.Corrija o tempero.

Desligue o fogo e junte os tomates.Mexa e tampe a frigideira por 5 minutos. Finalize com a salsinha e sirva em seguida.

 

Benefícios da pipoca

Você sabia que a pipoca também pode ser uma grande aliada para o coração?

Ela retira o excesso de colesterol das paredes dos vasos, reduz chances de doenças como infarto, AVC e aterosclerose em razão do alto teor de fibras, vitamina B, magnésio e manganês que contém em sua composição. Além disso, a pipoca possui cerca de três vezes mais polifenóis do que feijão, por exemplo. Mas fica a dica: deixe de lado a pipoca de micro-ondas e prefira a tradicional, de panela.

 

Alergia alimentar e dermatológica nas crianças

As reações alérgicas aumentaram no mundo todo, e as crianças são as mais afetadas devido a genética, ambiente em que vivem e hábitos de vida.

De acordo com o Consenso Brasileiro sobre Alergia Alimentar, da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia , divulgado em 2018, estima-se que 6% das crianças brasileiras com menos de 3 anos tenham alguma alergia alimentar, a que mais cresce no mundo.

Se por um lado alergia alimentar é a que mais cresce, por outro, a dermatológica é a que mais acomete as crianças.Segundo o pediatra e alergista Dr Gilson Pereira, os médicos têm revisto algumas condutas para evitar as chances de alergias. Uma delas é antecipar o contato com as substâncias que podem causá-las. Isso costuma acontecer na chamada “janela imunológica”, quando a criança deve ser exposta a diferentes alérgenos, como os presentes no pó dentro de casa, e nos animais. Esse período, costuma ocorrer entre os três e os cinco meses de vida.

Ainda segundo o alergista  Dr Gilson Pereira hoje a  recomendação é apresentar durante a introdução alimentar todos os tipos de alimentos, inclusive o ovo, que é um alérgeno bem conhecido. Antes, os pediatras só indicavam a partir de 1 ano”.

A amamentação também tem um papel crucial para o fortalecimento das defesas dos bebês, o que ajuda indiretamente na prevenção das alergias. Ainda assim, mesmo com essas medidas, não é certeza que o seu filho não venha a ter alergia, já que entra em cena a predisposição genética. Segundo o alergista Dr Gilson Pereira , se o pai e a mãe têm alergia, a chance de a criança ser alérgica também é cerca de três vezes maior do que nos casos em que nenhum dos pais tem o problema.

Então, o que fazer? Se a criança tiver uma reação, a principal recomendação é afastá-la dos alérgenos para não piorar as crises e buscar o tratamento adequado. Afinal, cada alergia deve ter cuidados específicos.

 

Momento Pet

 

Gente o calor está insuportável e nós não podemos esquecer dos nossos pets. Os pets possuem um sistema de troca de calor diferente dos humanos. Enquanto temos várias glândulas sudoríparas pelo corpo, os cães e gatos realizam a troca de calor em apenas alguns pontos específicos.

Nos cachorros, por exemplo, a maior parte da perda de calor ocorre por meio da língua e uma parte da transpiração pode acontecer pelas almofadinhas das patas e focinho. Por isso, eles  ficam mais ofegantes em altas temperaturas.

Selecionei algumas dicas de especialistas que vão ajudar amenizar  o efeito  do calor nos nossos animais.

-Passeie em horários mais frescos e por locais arborizados e com sombras.

-Mantenha os potes de água, sempre fresca, disponíveis.

-Sorvete! Isso mesmo, faça sorvete para seu pet só com frutas (como banana e maçã) e água.

-Ar-condicionado e ventilador são grandes aliados, para combater o calor dos animais de estimação.

-Use filtro solar kids no seu pet. Sim, eles podem sofrer queimaduras de sol, principalmente os animais com pele mais rosada. Antes de expô-lo ao sol, aplique no focinho e orelhas, os locais que mais sofrem queimaduras.

-Evite os sapatinhos e cuidado com as focinheiras! Cobrir esses locais pode atrapalhar muito a troca de calor do pet.

 

Página 1 de 10

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén