Blog da Tetê

por Tetê Proba

Categoria: Saúde (Página 1 de 8)

Entrevista com o mastologista Doutor Giovani Feres

Estamos no outubro rosa, é tempo de falar de prevenção do câncer de mama. Eu fui até o consultório mastologista Dr Giovani Feres para saber sobre prevenção do Câncer de mama.

APERTA O PLAY PARA OUVIR A ENTREVISTA!

Alimentação das crianças

As frutas e os legumes são grandes aliados da nossa saúde.

Ricos em vitaminas, minerais, água, fibra e com sabores diferenciados, nos trazem saúde, protegem contra as doenças, previnem a obesidade infantil e garantem o desenvolvimento saudável tanto dos pequenos, quanto dos adultos. Por isso, incentivar o consumo de frutas e legumes é tarefa importante para pais e responsáveis que se preocupam com a saúde de suas crianças.

Existem frutas e legumes que são indispensáveis na alimentação das crianças.

A banana é uma fruta rica em vitaminas do complexo B. Para as mães de bebês uma informação é importante: as do tipo “prata” e “maçã” prendem o intestino dos pequenos; já com a do tipo “nanica” isso não acontece.

A laranja é  rica em vitamina C, ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados.

A maçã tem boas concentrações de fibras, que contribuem para a regularidade intestinal. Para os bebês que estão começando a comer sólidos, é importante frisar que a fruta pode prender o intestino.

O mamão é uma fruta que tem bastante água em sua composição, e por isso tem alta capacidade hidratante. É rico em vitaminas A, C, potássio e cálcio. Ele é um forte aliado nos casos em que o bebê tem prisão de ventre ao se iniciar nas papinhas, porque solta o intestino.

A beterraba é um legume rico em  vitaminas, cálcio, potássio, ferro. Ela também preserva a saúde dos olhos e reforça o sistema imunológico dos pequenos. Como apresenta uma cor forte, as mães podem utilizar esse artifício para entreter as crianças. Elas vão adorar “tingir” o arroz de rosa!

O espinafre oferece muitos benefícios pra a saúde. Que tal contar a história do Popeye e apresentar o espinafre  para as crianças? Eles vão  adorar conhecer o  Popeye que fica forte e tem energia ao comer espinafre.

Para incentivar o consumo das frutas e legumes em casa, convide as crianças para participarem do preparo, de alguns alimentos como uma salada de frutas. Transforme esse hábito em diversão, isso pode ajudar bastante no desenvolvimento das crianças.

 

Uso incorreto do Celular

As pessoas estão usando muito a internet através do celular, respondendo às mensagens no watsap, abrindo notificações no facebook, conferindo os e-mails. E o uso incorreto do celular pode provocar danos no pescoço, na coluna, as crianças e jovens são os mais afetados.
Eu conversei com a fisioterapeuta Tasmine Gazel e ela falou sobre esse assunto.

PARA OUVIR A ENTREVISTA APERTE O PLAY!

Nutricionista Ana Luiza Alecrim

Algumas pessoas  tem dúvidas sobre a intolerância a lactose,  sobre os produtos sem lactose.

A nutricionista Ana Luiza Alecrim  falou sobre a intolerância a lactose, no quadro dicas de especialistas no programa Tempo mulher na 98 fm Teófilo Otoni.

Aperte o play para ouvir as dicas da nutricionista Ana Luiza Alecrim!

Suco Saudável

Vou dividir com vocês a receita de um suco saudável e delicioso.

Ingredientes:

Duas fatias de melancia picada e sem sementes.

10 morangos

Folhinhas de manjericão

Água de coco

É só bater e servir em seguida.

 

Periodontista Doutor Igor Bracks

Muitas pessoas têm dúvidas  qual é o tempo da durabilidade da escova de dente. E ainda sobre o uso do enxaguante bucal. O Periodontista Doutor Igor Bracks vai esclarecer as dúvidas.

Aperte o play, para ouvir o Periodontista Dr Igor Bracks!

Suco aliado à dieta

Se os pneuzinhos estão incomodando, coloque esse suco no cardápio aliado à dieta ele vai ajudar eliminar os pneuzinhos e reduzir medidas.

Existem alguns alimentos que, além de pouco calóricos e, portanto, amigos da balança, ainda auxiliam no processo de queima de gorduras e são capazes de dar um gás no emagrecimento. Como é o caso da ameixa, abacaxi, hortelã, ingredientes que você vai encontrar no suco queima pneu, que é rico em fibras e por isso ajuda na eliminação de gordura localizada.

Anote aí a receitinha:

Ingredientes

1 ameixa-preta seca

2 fatias de abacaxi

3 folhas de hortelã

1 copo (200 ml) de água de coco

1 colher (sopa) de semente de linhaça dourada

 Modo de fazer:

Deixe a ameixa hidratar por oito horas na água dentro da geladeira. Junte aos outros ingredientes e bata no liquidificador. Beba imediatamente sem coar. Esse suco além de gostoso, é bom para a saúde e para ficar em forma.

 

Suco de Inhame

Hoje vou dar a dica de um suco de inhame, a poderosa raíz e rica em  nutrientes como cálcio, ferro, magnésio e as vitaminas do complexo B, que agem no sistema imunológico. Além disso, possui ação antioxidante e antibiótica. Anote a receita  desse suco  extremamente gigante em todos os seus benefícios.

Ingredientes:

1 inhame pequeno

1 maçã

1 limão

500ml de água

Mel

Preparo: Bata o inhame com a água. Acrescente então a maçã e o suco de 1 limão. Adoce com mel à gosto e sirva preferencialmente gelado.

 

 

 

Entrevista com o PhD em Fármacos-Fábio Mendes

Esquecer de tomar o medicamento na hora indicada pelo médico, comprar comprimidos de dose maior para parti-lo ao meio ou guardar os medicamentos no banheiro de casa são comportamentos comuns de boa parte dos pacientes. Essa atitudes merecem um cuidado especial, e esclarecimento de um especialista.

Convidei o Fábio Mendes PhD de Desenvolvimentos de Fármacos, ele é farmacêutico do Setor de Qualidade das farmácias Indiana, para a entrevista no programa “Tempo Mulher” na rádio 98 fm. Ele falou sobre o tema, tenho certeza que vai ajudar muitas pessoas.

PARA OUVIR A ENTREVISTA, APERTE O PLAY!

Dia Nacional de Combate ao Colesterol

Essa semana foi comemorado o dia Nacional de Combate ao Colesterol. Esse dia foi estabelecido para uma maior  conscientização e prevenção de doenças cardiovasculares.

E a informação é uma das melhores formas de prevenção. Eu convidei a nutricionista do Espaço Viver Bem, da Unimed, Ana Luiza Alecrim para a entrevista no programa Tempo Mulher” na rádio 98 fm. Ana Luiza falou  sobre as maneiras de prevenir o colesterol.

 PARA OUVIR A ENTREVISTA APERTA O PLAY!

Dicas para lavar as hortaliças

Lavar bem os vegetais especialmente aqueles que consumimos crus e com casca  é um dos cuidados básicos de saúde. Isso porque comer frutas e verduras contaminadas por micro-organismos pode provocar uma infecção alimentar.

As táticas adotadas pelas pessoas para “matar” as bactérias vão desde o uso de produtos específicos o que é correto — até deixar o alimento de molho na água com vinagre.

É bom lembrar que o vinagre possui um grau de acidez considerado fraco, tanto que é comestível. Deixar alimentos de molho no vinagre pode até eliminar alguns micro-organismos, mas não tem efeito sobre as bactérias que realmente podem prejudicar a saúde.

Deixar o alimento de molho na água com vinagre pode ser eficiente para acabar com sujeiras, pequenas larvas e ovos de insetos,o que não reduz totalmente o risco de contaminação, mas ajuda. Vale ressaltar que só temperar a salada com o vinagre não tem o mesmo efeito.

Para  higienizar os alimentos corretamente use a água sanitária que é o (hipoclorito de sódio) é um produto bastante eficaz para acabar com as bactérias dos alimentos. A receita é simples: primeiro, lave bem o vegetal em água corrente, limpe as hortaliças folha por folha.

Depois, adicione em um recipiente 1 colher (sopa) de água sanitária para cada 1 litro de água filtrada. Deixe o alimento de molho nessa mistura por 15 a 20 minutos. Retire e enxágue novamente na água corrente.

O hipoclorito tem seu uso recomendado pela legislação sanitária no Brasil. Por isso, é importante consultar se a marca que você utiliza possui registro na Anvisa.

Dicas da Nutricionista Ana Luiza Alecrim

A dica de especialista é com a nutricionista Ana Luiza Alecrim. Ela deu  dicas de merenda saudável para as crianças levarem para a escola.

PARA OUVIR AS DICAS DA ANA LUIZA APERTA O PLAY!

Dicas do periodontista Dr Igor Bracks

Você usa corretamente o fio dental? O periodontista Dr Igor Bracks, vai dar as dicas!

Aperta o play para ouvir as dicas!

Oftalmologista Dr Izac Ferreira Augusto

Essa semana foi comemorado o dia Mundial da Saúde Ocular. Eu conversei com o oftalmologista Dr Izac Ferreira Augusto, e ele falou sobre a importância dessa data.

APERTA O PLAY PARA OUVIR A ENTREVISTA!

Dieta Detox

Muito se fala  em dieta detox. Eu conversei com a Nutricionista Bertha Gazel, para saber mais  sobre essa dieta. Aperta o play, a entrevista ficou muito interessante.

APERTE O PLAY PARA OUVIR!

Suco de couve

A couve é uma  forte aliada na alimentação saudável e importante ingrediente na rotina de quem malha todos os dias.

De acordo com especialistas a couve   é uma fonte rica em   magnésio, um mineral que além de ajudar no relaxamento muscular, também melhora o humor, dá um up na energia e blinda o organismo de doenças comuns, como gripes e resfriados.

Quer mais? A couve tem ação cicatrizante, anti-inflamatória, contém grande quantidade de ferro e fósforo (prevenindo a anemia e melhorando o condicionamento dos nossos músculos e ossos) e de quebra ajuda na desintoxicação e na absorção do cálcio. Ou seja, para quem malha todos os dias, a couve é um   aliado importantíssimo no cardápio.

Então anote ai   esse maravilhoso  suco de couve.

Ingredientes:

–  gengibre

–  folhas de couve

– laranja

– Suco de  limão

–água

Para preparar o suco, adicione a laranja sem sementes e cortada em pedaços no liquidificador junto com as folhas de couve  e com talos, adicione o gengibre em pedaços pequenos e acrescente água e suco de limão. Bata tudo no liquidificador até que todos os ingredientes incorporem, adicione mel e gelo e sirva a seguir sem coar.

O suco deve ser consumido em seguida ou no máximo 30 minutos após o preparo para ele não perder suas propriedades e nutrientes.

 

 

Dia Nacional da Asma

Hoje é o dia Nacional de Combate à Asma, esse dia busca alertar sobre os cuidados para conviver com a doença. A asma costuma ser chamada de bronquite ou bronquite asmática. É uma doença pulmonar crônica em que ocorre inflamação das vias aéreas.

Pessoas de qualquer idade podem sofrer de asma, mas, a maioria dos casos é diagnosticada na infância e é comum a manifestação em vários membros de uma mesma família.

Segundo o Alergista Dr Gilson Pereira a asma é uma doença de causa multifatorial.Está relacionada, à ocorrência de asma, fatores genéticos, ambientais, fumaça de cigarro, poeira doméstica e ácaros, ou desencadeantes, como infecções das vias respiratórias por vírus, medicamentos, entre outros. Pais fumantes levam a um aumento considerável da sensibilidade nas crianças às crises asmáticas.

Os principais sintomas da asma são:  crises de falta de ar são os sintomas mais comuns. Mas, problemas crônicos também indicam a doença, como tosse seca, cansaço, chiado e sensação de opressão no peito.

A asma mas pode ser controlada através de tratamento, com medicamentos e em alguns casos com o uso de vacinas, a critério do especialista em alergia.

As dicas do alergista Dr Gilson Pereira para amenizar os sintomas e evitar as crises,são:

– ficar longe da fumaça de cigarro e da poluição;

– evitar ambientes com muita poeira e ácaros;

– não conviver com animais domésticos, como gatos e cachorros;

– proteger-se das mudanças bruscas de temperatura;

– prevenir-se contra gripes e resfriados;

– praticar exercícios respiratórios, como natação, enfim um exercício que a pessoa goste de fazer.

Dicas para usar a bolsa corretamente

A sua bolsa é grande demais? Cuidado com a coluna.

Você nem percebe, mas quando está com uma bolsa grande acaba sobrecarregando os ombros, os braços e os cotovelos. Para compensar o peso, também entorta o pescoço, a cervical e a lombar. Quando isso acontece todos os dias, mesmo que por pouco tempo, prejudica sua postura e pode causar dor nas costas,  dor de cabeça, pela tensão provocada no pescoço. Bem, para não machucar sua coluna e nem abrir mão da sua bolsa predileta fique atenta para essas dicas:

– Só carregue o necessário: mesmo que a bolsa seja espaçosa, leve apenas aquilo que realmente vai precisar.

– é importante revezar os lados que você carrega a bolsa, assim você não vai criar vicio de postura.

– E lembre-se, ao praticar atividade física, como pilates por exemplo  seus músculos vão ficar  mais fortes, alongados e, consequentemente, mais resistente ao peso da bolsa.

 

 

Suco saudável

Vou dividir com vocês a receita de um suco saudável e delicioso.

Ingredientes:

Duas fatias de melancia picada e sem sementes.

10 morangos

Folhinhas de manjericão

Água de coco

É só bater e servir em seguida.

 

O mau uso dos aparelhos eletrônicos para criança e adolescentes

O mal uso do aparelho celular entre as crianças e adolescentes podem fazer mal  a saúde. Eu conversei com  fisioterapeuta Tasmine Gazel,  ela falou sobre as  consequências do uso excessivo dos aparelhos eletrônicos.

PARA OUVIR , APERTE O PLAY!

 

 

Página 1 de 8

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén